Belo Horizonte, 28 de dezembro de 2022, por Gabriela Scopel – Se você pensa que lixadeira é tudo igual e que qualquer uma irá servir para o seu trabalho, temos uma notícia para você: não é bem assim que funciona. Isso porque, cada tipo exerce uma função e, de acordo com suas características, desempenhará melhor o papel que você está procurando.
No entanto, para que você possa escolher a sua lixadeira ideal, é preciso conhecer cada uma, não acha? Por isso, hoje, no artigo abaixo, você verá exatamente as características de cada uma, conhecer os nomes e saber para que cada uma serve. Tendo essas informações em mãos, você consegue escolher a melhor e investir o seu dinheiro no que dá resultado. Portanto, sem mais delongas, veja as informações a seguir.
Quais são os tipos de lixadeiras?
Primeiramente, é necessário saber o nome de cada lixadeira e conhecer quais existem. Depois disso, iremos nos aprofundar nas características de cada uma. Desse modo, segundo uma matéria publicada pelo G1, no dia 02 de outubro de 2019, cada tipo desse equipamento serve para uma superfície e para um serviço diferente. Logo, é importante conhecer os modelos, sendo eles: lixadeira de cinta, lixadeira angular, lixadeira orbital, lixadeira roto-orbital e lixadeira telescópica.
Agora, veja abaixo, de forma mais detalhada, as funções de cada uma para saber escolher a sua sem dificuldades. Você verá que não é complicado, mas, ter uma ajudinha em suas mãos, com as informações corretas, torna tudo ainda mais fácil!
Para que serve uma lixadeira de cinta?
Angular
Esse tipo, citado no tópico anterior, serve para trabalhos bastante assimétricos e irregulares, com muitos ângulos. Também é bem versátil, mas não compensa ter uma desta se você já tem uma superfície mais alinhada. Assim, ela é necessária somente se o trabalho contar com angulações densas.
Orbital
Se você está procurando algo para dar acabamento na superfície, encontrou o que procurava! A lixadeira orbital é ideal para dar acabamento, já que trabalha em órbita – como o próprio nome sugere – e consegue lixar em todos os sentidos.
Telescópica
Essa é um pouco diferente e não tão utilizada assim no dia a dia. Se você quer algo mais potente, robusto e que possa ser usado em paredes e tetos, por exemplo, a telescópica é a sua solução. Afinal, ela aguenta grandes trabalhos e consegue deixar um acabamento agradável já de início.
Roto-orbital
Por fim, se você está procurando por uma lixadeira que oferece um tipo de “upgrade” com relação ao modelo que é apenas orbital, aconselhamos fortemente a roto-orbital. Ela é capaz de fazer movimentos de rotação, voltados para acabamentos também. Assim, o equipamento acaba sendo um verdadeiro 2 em 1.
Esperamos que, depois de ler o conteúdo, você tenha entendido mais sobre lixadeira e já saiba qual é a sua ideal para investir o seu dinheiro. Agradecemos a leitura até aqui e te convidamos a acessar o nosso Site Portal Atualizei. Aqui, dicas valiosas são publicadas diariamente, pensando sempre em você.