Horta

Saiba como cultivar funcho no canteiro; obtenha agora mesmo os benefícios dessa poderosa erva

Salvador, 25 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – Você já ouviu falar das maravilhas de cultivar funcho? Essa poderosa erva é muito popular na produção de chás, diminuindo dores abdominais, inchaço, cólicas, dor de cabeça e muitos outros benefícios. Além disso, tanto os seus talos como as suas folhas são utilizadas como condimentos para diversos pratos, podendo ser consumidas cruas ou cozidas.

Em muitos outros locais e culturas, desfrutar de uma boa xícara de chá quentinho no fim da tarde é considerado uma das melhores sensações de toda a vida. E, caso esse chá seja plantado no seu próprio canteiro ou horta, melhor ainda. Afinal de contas, já pensou na praticidade que é ter essa erva naturalmente sempre à sua disposição e na hora que você quiser? Para isso, separamos tudo sobre cultivar funcho no canteiro. Veja as dicas que preparamos e comece o seu cultivo agora mesmo.

Cultivar funcho (Reprodução: Canva)
Cultivar funcho (Reprodução: Canva)

Benefícios do funcho

O funcho é uma erva que contém muita vitamina C e tem sido usada como erva medicinal para diversos problemas durante milhares de anos. De acordo com uma matéria da Globo, texto de Carol Fernandes, escrito em 16 de maio de 2022, dentre os diversos benefícios, os mais conhecidos estão relacionados com o relaxamento dos músculos e o combate às cólicas estomacais causadas por gases ou problemas digestivos.

Além disso, essa erva também tem propriedades anti-inflamatórias, auxiliando no combate de furúnculos e também abscessos.

Imagem: site Globo
Imagem: site Globo

Como cultivar funcho

Agora que você já sabe os incríveis benefícios dessa erva, que tal aprender a cultivá-la no seu quintal? Afinal de contas, ter ervas medicinais ao seu alcance pode ser de uma verdadeira ajuda em muitas ocasiões. Para isso, o site Portal Atualizei, separou um passo a passo imperdível e prático de como cultivar funcho no canteiro. Vamos conferir?

Escolha uma variedade de funcho

Existem duas variações de funcho, sendo assim, a forma de cultivo irá depender de qual parte da planta você deseja utilizar, seja o bulbo, a folhagem ou as sementes. O funcho-de-Florença, por exemplo, é cultivado a partir do seu caule bulboso. Já o funcho-bravo, ele não produz o mesmo caule bulboso e é cultivado a partir das suas delicadas folhas, que por sua vez são usadas como ervas. Além disso, o funcho-bravo produz sementes com ótimo sabor e que são usadas principalmente como condimento.

Realize o plantio

O processo para o plantio de ambas as variedades do funcho é o mesmo. Sendo assim, as sementes deverão ser plantadas diretamente no jardim, próximo ao período de frente fria da primavera. Além disso, é muito importante também ficar atento com o manejo e as propriedades do solo. Por isso, afofe sempre um pouco da terra antes de realizar o plantio, adicionando composto e um pouco de solo para drenagem. Dessa forma, você irá garantir um solo fértil e bem drenado.

Cuidados durante o cultivo

Cultivar funcho requer muita atenção e cuidado para que ele cresça bem e saudável. Essa erva desenvolve-se melhor em incidência de sol total ou em sombra parcial. Além disso, o funcho deve ser regado de forma regular para, assim, manter o solo bem úmido. Contudo, tome muito cuidado para não aguar demais e as raízes acabarem apodrecendo. Ademais, com relação a fertilização, não há nenhuma necessidade do mesmo durante a estação de crescimento.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo