
Belo Horizonte, 25 de dezembro de 2022, por Gabriela Scopel – Todos pensam logo nas carnes quando o assunto é proteína, principalmente quem está pensando em começar ou prosseguir em uma dieta para ganho de massa muscular. Contudo, existem outros componentes que podem ser tão bons e garantem que você diversifique sua alimentação. Afinal, são alimentos ricos em proteína também!
Você sabe quais são esses outros alimentos ricos em proteína? No artigo abaixo, nós iremos apresentar outros 5 que você talvez não saiba. É claro que as proporções variam conforme seus ideais e objetivos, bem como necessidades, então a ajuda de um profissional da saúde te auxiliando é essencial. Porém, conhecer outras fontes não faz mal, não é mesmo? Veja abaixo e se surpreenda.
Qual é o alimento que contém mais proteína?
Em primeiro lugar, para responder a dúvida da maior parte da população, sabemos que o alimento que mais possui esse macro são todos aqueles derivados de animais, para além da carne. Então, ovos, queijos, leites e etc. São sempre as primeiras opções como alimentos proteicos. Entretanto, existem outros para que você não enjoe sempre das mesmas refeições. Bora saber?
1. oleaginosas
Sendo assim, de acordo com uma matéria feita pela UOL Stories, no dia 05 de agosto de 2021, dentre 11 alimentos com proteína, podemos destacar as oleaginosas como castanhas, avelãs e amêndoas.
Uma porção de castanhas de caju, por exemplo, tem quase 6 gramas de proteína, além de ajudar na regulação do intestino e prevenir doenças cardiovasculares. Ou seja, possui muitas vantagens para o seu corpo.

2. Quinoa
Um outro alimento pouco comentado é a quinoa. Ela está em nossa lista por apresentar esse macronutriente vegetal de alta qualidade em uma colher de sopa que contém, em média, 4 gramas de nutriente. Além disso, possui vitaminas, outros nutrientes e pode ser acrescentada em pães, arroz e biscoitos.

3. Lentilha
Nesse sentido, continuando as nossas dicas sobre o assunto, temos a lentilha, que é mais conhecida e usada. Logo, a cada 100 gramas do alimento, você consegue ter 6 gramas de proteína. Mas, não para por aí! Ela possui zinco, fibras e poucas calorias, ideal para quem está em uma dieta mais restritiva e quer continuar tendo um ótimo sabor durante as refeições.

4. Alimentos ricos em proteína: leite e derivados
Esse é o clássico, que comentamos logo no início. Por ser derivado de animais, o leite e outros alimentos como o iogurte, podem ser bastante proteicos, variando entre 6 e 22 gramas de proteína por porção. Isso muda conforme o tipo de queijo, de leite, iogurte e tantos outros fatores, mas é inegável o seu valor satisfatório em termos de nutrição para aqueles que desejam ganhar músculos.

5. Aveia
Por fim, se você quiser acrescentar aveia na sua listinha pessoal, pode colocar agora mesmo. Isso porque, você pode colocá-la em uma vitamina, para melhorar o gosto e, ainda, deixá-la bastante nutritiva. Em 100 gramas de aveia há cerca de 15 gramas de proteína, uma quantidade considerada bastante proveitosa e que muitos não fazem ideia!

Viu, só? Muito além da carne, outros alimentos ricos em proteína são bem-vindos na sua rotina, aliados, é claro, com a ajuda de um bom profissional. Esperamos que as dicas tenham sido esclarecedoras e que você não fique mais na mesmice das refeições. Obrigada pela leitura até aqui e te esperamos em nosso Site Portal Atualizei para novidades diárias!