Salvador, 25 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – Nomeado cientificamente por citrus lemon, o limão é um fruto originado do limoeiro, árvore frutífera pertencente à família das rutáceas. Com origem asiática, a virtuosa árvore frutífera é extremamente produtiva, portanto, requisitada nos vasos e quintais de diversos jardineiros de plantão. Portanto, nada melhor que descobrir o passo a passo completo para cultivar o limoeiro eficientemente.
Portanto, seja no canteiro ou em vasos, aprenda agora como plantar limão em casa de forma simplificada. Logo, continue acompanhando nosso artigo e confira todas as dicas para obter uma frutificação abundante do seu limoeiro.
Plantar limão no canteiro
Para conduzir o plantio do limoeiro diretamente em seu canteiro, é preciso alguns cuidados. Embora a frutífera não seja tão exigente quanto ao tipo de solo, se desenvolvendo como esperado em diversas condições, é preciso apenas que o solo seja profundo e leve.
Assim, revolva o solo, eliminando os possíveis pedriscos e torrões, descompactando-o. Ademais, faça a incorporação de conteúdo orgânico ao solo, como esterco curtido ou húmus de minhoca, por exemplo. As covas para o plantio precisam ser grandes, com cerca de 50 cm, ambos de largura e profundidade. Para o transplante das mudas enxertadas, remova-as cuidadosamente do saco plástico, preservando o torrão.
Plantar limão em vasos
Conforme o site Wiki How, para plantar limão em vasos é preciso escolher um recipiente que possua pequenos furos no fundo, para ocorrer a drenagem da água. Além disso, selecione um recipiente médio, com mais de 25 litros e com boa profundidade. Forre o fundo do recipiente com uma camada drenante, ou seja, com argila expandia e adicione um pedaço de manta bidim posteriormente.
O substrato deve ser leve, rico em conteúdo orgânico e com bom aporte nutricional. Logo, o Portal Atualizei recomenda um mix contendo terra vegetal, areia lavada e húmus de minhoca, por exemplo. Para semeadura, comode as sementes a 1 cm de profundidade e, para mudas enxertadas, as mais recomendadas, coloque-as centralizadas, recobrindo com o restante do substrato.
Cuidando do limoeiro
Para que o seu limoeiro se desenvolva esperadamente, é preciso que a região possua um clima mais quente, com temperaturas elevadadas, favorecendo o amadurecimento dos frutos. Ainda, escolha um local em seu quintal ou posicione o vaso em locais com exposição plena e direta do sol.
A rega, por sua vez, deve ser constante, mantendo o solo úmido, porém em excessos. Além disso, preferencialmente, conduza a regadura nas primeiras horas do dia ou ao finalzinho da tarde, evitando as horas de mais calor. Ainda, para otimizar a floração e, consequentemente, a frutificação da planta, aposte na adubação duas vezes ao ano.
Propagação
Por fim, após aprender aqui em nosso artigo a como plantar limão de forma simples e eficaz, é hora de saber como propagar a frutífera. Assim, o processo pode ser efetuado tanto por semeadura, quanto pela formação de estacas.
Para o segundo método, retire um galho saudável de um limoeiro e remova o excesso de folhas, mantendo apenas duas ou três. Após esse processo, faça um corte no calho próximo à gema de brotação.