Jardim

Guia simplificado de cultivo para o Lírio-da-paz; veja já

Salvador, 14 de dezembro de 2022, por Mayara Porto – A spathiphyllum wallisii, conhecida popularmente como lírio-da-paz, recebeu esse nome por sua semelhança com o lírio-do-nilo (copo-de-leite), pois, na verdade, de lírio ela só possui a semelhança. carrega consigo um significado de paz, tranquilidade, harmonia, cura, pureza e esperança para os lares que ornamenta. Além disso, essa é uma das espécies vegetais que ajudam a eliminar impurezas do ar.

Com um cultivo e manejo facilitado, o lírio-da-paz possui uma beleza singular e sofisticada, capaz de alegrar qualquer ambiente. Pode ser utilizado para compor decorações internas em todos os cômodos da casa, assim, se faz uma planta bem bacana de se ter por perto, por sua boa adaptabilidade. Quer aprender como cultivar a spathiphyllum wallisii? Continue a leitura e aprenda mais.

Como cultivar o lírio-da-paz

Seu cultivo é bem simples e prático. Essa espécie pode ser cultivada tanto em vaso quanto no solo. Basta apenas ter à disposição um bom substrato e um local ideal com espaço para suas raízes.

Lírio-da-paz (Reprodução Canva Pro)
Lírio-da-paz (Reprodução Canva Pro)

Propagação

A técnica de propagação mais utilizada nessa espécie é a divisão de touceiras, mas, também pode ser feita por via seminal, sendo essa via bem mais demorada. A divisão de touceiras acontece da seguinte forma: retire a sua planta do vaso, limpe delicadamente a terra das raízes, desfazendo o torrão, e por fim, divida a planta em duas ou mais mudas com cuidado.

Lírio-da-paz (Reprodução Canva Pro)
Lírio-da-paz (Reprodução Canva Pro)

Plantio

O lírio exige ser cultivado em solos ricos em matéria orgânica e bem drenantes. Nós, do Portal Atualizei, recomendamos um substrato composto com a proporção de 1 parte de terra vegetal, 1 parte de areia e ½ parte de húmus de minhoca ou outro composto orgânico. 

Lírio-da-paz (Reprodução Canva Pro)
Lírio-da-paz (Reprodução Canva Pro)

Manejo e tratos culturais

Conforme matéria do blog Casa Abril, publicada em 18 de agosto de 2021, o trato da rega deve ser  feito regularmente, pois a planta não tolera muito bem a seca, porém, também não gosta de umidade excessiva.

Duas a três vezes por semana pode ser uma boa frequência. Todavia, o ideal é sempre checar, introduzindo o dedo no substrato até cerca de 3 cm e vendo se há umidade ou não. Caso esteja seco, é hora de irrigar.

Imagem: Casa Abril
Imagem: Casa Abril

 

O lírio-da-paz prefere luminosidade indireta ou meia sombra. Só não gosta muito de não ter nenhuma fonte de energia natural, mesmo que indireta. Caso opte por deixá-lo no banheiro, por exemplo, certifique-se que tenha uma janelinha para dar um suporte a planta. Ademais, essa planta é uma espécie tóxica, devido ao oxalato de cálcio presente em suas folhas e caules e, por isso, deve ser mantida longe de crianças e pets.

Viu, como é fácil cuidar do lírio-da-paz? Plantio simples, manejo simples, tudo simples! Esperamos que essa seleção de dicas tenha te ajudado! Agora, é a sua vez de colocar a mão na terra e cuidar da sua nova plantinha!

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo