Jardim

4 plantas tóxicas manter bem longe do seu pet

Salvador, 6 de dezembro de 2022, por Mayara Porto. – As plantas são ótimas aliadas na decoração de ambientes, tanto externos quanto internos. Já percebeu a diferença de um ambiente cheio de plantas? O contato com a natureza faz muito bem, além de ser inspirador. Entretanto, toda essa beleza esconde um perigo para tutores de pet. Existem espécies de plantas tóxicas para animais, e elas são mais comuns do que você imagina.

O contato com substâncias presentes em certas espécies vegetais pode representar um risco à saúde dos animais. Os pets, principalmente os mais jovens, são curiosos por natureza e podem enxergar uma potencial distração na plantinha. Você quer saber quais espécies vegetais apresentam tal risco para o seu amiguinho? Continue a leitura e descubra quais são as plantas tóxicas mais comuns na decoração e mais perigosas. 

Samambaia (Nephrolepis exaltata)

A samambaia é uma planta muito popular na decoração de ambientes. Tão lindas quanto perigosas, as suas folhas possuem substâncias tóxicas para os animais que podem levar o animal a óbito. O principal sintoma de intoxicação por samambaia é fezes com sangue, um sinal de hemorragia, mas, também são sintomas comuns a febre e a diarreia.

Samambaia (Reprodução Canva Pro)
Samambaia (Reprodução Canva Pro)

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine)

Outra planta tóxica para cães, gatos e até humanos, é a comigo-ninguém-pode. Quando em contato com a pele, ou ingerida, causa irritação das mucosas, náuseas, edema, lacrimejamento, cólicas, vômitos e fotofobia. Em casos mais graves, o contato das substâncias toxicas com a mucosa da laringe causa uma reação alérgica, levando ao engasgo e sufocamento, podendo resultar em óbito.

Comigo-niguém-pode (Reprodução Canva Pro)
Comigo-ninguém-pode (Reprodução Canva Pro)

Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

Essa planta é relacionada à prosperidade por muitos jardineiros, por isso, ela é facilmente encontrada como decoração de casas. A espada de são jorge é uma das plantas com menor grau de toxidade, pois, apresenta um baixo risco de morte. Sua sintomatologia pós-ingestão geralmente se resume a uma salivação intensa, dificuldade de movimentação e respiração.

Espada-de-São-Jorge (Reprodução Canva Pro)
Espada-de-São-Jorge (Reprodução Canva Pro)

Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)

Uma planta muito popular, associada à paz e à prosperidade, mas, também é uma planta tóxica para pets, pois, possui o mesmo princípio ativo da comigo-ninguém-pode. A seiva dela provoca inflamações nas mucosas da garganta e boca, além de náuseas e vômitos. E, o contato com os olhos gera edema, fotofobia e lacrimejamento.

Copo-de-leite (Reprodução Canva Pro)
Copo-de-leite (Reprodução Canva Pro)

Como evitar a intoxicação dos meus animais

Segundo matéria do blog Petz em 12 de julho de 2021, uma boa alternativa para tutores que não abrem mão nem do pet, nem da planta, é mantê-las em lugares altos, como em cima de móveis, ou em suportes de parede. Ademais, também são comercializados borrifadores repelentes para pets, que os mantêm afastados pelo cheiro incômodo a eles.

Imagem: Blog Petz
Imagem: Blog Petz

 

Contudo, existem diversas plantas tóxicas para animais que os tutores devem ficar com os dois olhos bem abertos. De todo modo, até as plantas não tóxicas podem fazer mal para a saúde do seu bichinho a depender na quantidade ingerida. Nós, do Portal Atualizei, agradecemos a sua leitura e esperamos que esse post seja de grande contribuição para o seu conhecimento acerca do assunto.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo