Agro

Abóbora japonesa; guia completo de plantio na horta em casa

Salvador, 8 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – Abóbora japonesa, cabotiá ou “tetsykabuto”: essas são as diversas denominações atribuídas à famosa hortaliça rasteira pertencente ao gênero cucurbita. A abóbora japonesa é resultante da hibridização das linhagens da moranga (cucurbita maxima) e da abóbora (C. moschata). Essa espécie dispõe de caule herbáceo, verde e rasteiro, com frutos globulares, grandes, de casca grossa, rugosa e verde-escura. A polpa, por sua vez, é amarela ou alaranjada, extremamente densa.

Portanto, o sucesso da japonesa no território brasileiro se dá pelas suas características agronômicas positivas, como a rusticidade, potencial produtivo e, sobretudo, sabor. Logo, de modo a possuir a espécie em sua horta em casa, reunimos para você todas as dicas de plantio da cabotiá, confira abaixo.

Abóbora japonesa (reprodução Canva pro)
Abóbora japonesa (reprodução Canva pro)

Escolha do local

Para haver um bom desenvolvimento da abóbora japonesa em sua horta em casa, é preciso preparar devidamente o local de plantio. Desta maneira, escolha um local do seu quintal de fácil acesso, arejado e bem ensolarado. As abóboras também necessitam de espaço para o desenvolvimento de seus arbustos rasteiros, assim, demandam de 6 a 9 metros para se projetarem.

Ademais, o solo deve ser plano ou levemente inclinado, profundo, dispondo de textura mediana (arenoargiloso ou argiloarenoso), com boa drenagem e conteúdo orgânico. Assim, revolva a terra, descompactando-a e eliminando pedriscos e torrões, além de incorporar matéria orgânica.

Plantar abobora japonesa na horta

Além das exigências supracitadas, é essencial que o solo para o plantio da abóbora tenha um pH entre 5,5 e 6,5. Conforme o Embrapa, os espaçamentos mais utilizados para o cultivo da abóbora japonesa é entre 2 a 3 m ente linhas e 1 a 2 m entre plantas. Assim, no caso da semeadura, acomode cerca de 3 sementes em cada cova. Todavia, caso faça o plantio por meio de mudas, siga as mesmas orientações quanto ao plantio.

Imagem Embrapa
Imagem Embrapa

Cuidando das abóboras

Para um bom desenvolvimento e, consequentemente, uma colheita de sucesso da abóbora japonesa, é preciso criar uma rotina de cuidados. Assim, é preciso se atentar com o clima do local, devendo possuir uma faixa média entre 15 até 27 °C. A rega, por sua vez, deve ser conduzida frequentemente, preferencialmente no horário matinal, entretanto, tendo atenção com o excesso. A adubação também é bem-vinda, apostando em material orgânico como húmus de minhoca ou os fertilizantes químicos, como NPK 4-14-08.

Tratos culturais

Para haver um crescimento saudável de suas abóboras, é preciso aplicar alguns tratos culturais. Estabeleça, portanto, capinas manuais para a retirada de plantas invasoras que possam competir com nutrientes e recursos com a planta.

Ademais, após a frutificação, você pode optar por cultivar algumas plantas espontâneas, como a tagete, que ajuda na proteção do fruto e cobertura do solo. Anteriormente ao plantio, caso o solo seja ácido demais, o Portal Atualizei recomenda a calagem, por meio da aplicação de calcário, cerca de 90 dias antes do plantio da abóbora japonesa.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo