Horta

Descubra como ter uma horta produtiva no quintal e não depender mais da feira

Foz do Iguaçu, 04 de dezembro de 2022, por Igor Queiroz – Segurança alimentar, economia e prevenção: horta caseira como investimento em saúde. O considerado pai da medicina moderna, Hipócrates, dizia, em seus dias, que a alimentação saudável é um recurso insubstituível.

Muito mais do que prazer, sabor e sensação, comer é, em essência, nutrir. É dar ao nosso maquinário biomolecular os recursos que necessita para manter-nos de pé. Assim sendo, nada mais funcional do que uma horta caseira e controle sobre o seu próprio alimento. Portanto, confira os passos essenciais para construir sua própria horta caseira e economizar nas contas do mês.

Passos iniciais para fazer uma horta em casa

Primeiramente, para iniciar uma horta caseira, o passo inicial é escolher bem o local. O melhor local depende da sua casa e também dos seus objetivos. A exemplo, se você possui um quintal, pode fazer algo mais elaborado do que alguém que vive em apartamentos ou não possui muito espaço disponível. Contudo, a horta pode ser feita em ambos os exemplos.

horta (Reprodução Canva Pro)
horta (Reprodução Canva Pro)

 

E, obviamente, não pode ser qualquer espaço. Este, por sua vez, deve conter alguns requisitos. Destes, tempo de exposição à luz solar, nutrientes e água são indispensáveis. Espaços próximos a janelas, beiras e portas podem ser os mais indicados para quem tem pouco espaço – hortas suspensas ou verticais. Para projetos maiores, um quintal é o mais indicado.

Modelo da horta: qual escolher?

Em suma, espaços reduzidos pedem as hortas verticais ou suspensas. Basta, assim, plantar seus alimentos em vasos e aproveitar cada lugar bem iluminado disponível. Varandas, paredes, chão ou janelas são ótimas opções. Contudo, há uma menor variedade no que pode ser plantado, tanto pelo espaço, quando pelo manejo.

Noutro norte, se possui um terreno maior, a forma clássica é a mais indicada. Assim, uma maior variedade de espécies podem ser melhor administradas. Sabendo disso, sigamos ao próximo passo: o que plantar?

Escolhendo as espécies e sementes para sua horta

Em suma, tanto para os aventureiros de primeira viagem quanto para espaços reduzidos, algumas opções são melhores. De fato, as hortaliças podem ser as opções iniciais mais indicadas. Isso porque são mais fáceis de manejar, e algumas possuem um rápido ciclo reprodutivo e não dependem muito das variações de estação e clima. Dentre elas, destacam-se a cebolinha, a alface, o manjericão, a salsinha e semelhantes.

Ademais, para maiores espaços e uma maior variedade – e, consequentemente, uma maior complexidade no manejo – as sementes são mais indicadas. Já estas possuem maior dependência de clima, estação, solo, manejo e atenção.

Mas, fique em paz, não é nada impossível. Cenoura, batata, beterraba, chuchu, tomate, abóbora – e demais outras opções, além das hortaliças, podem ser escolhidas. Contudo, o melhor mesmo é começar com o básico, conforme afirma Nicole D’Almeida para o site da UOL em 21 de janeiro de 2022.

horta (Reprodução Canva Pro)
horta (Reprodução Canva Pro)

 

Como cuidar?

Independente da modalidade, certos cuidados são indispensáveis. Decerto, pragas e falta de nutrientes, além de outros probleminhas, vão necessitar da sua atenção para serem combatidos e evitados.

Contudo, um solo forte, saudável, rico em nutrientes, bem adubado e regado favorece o desenvolvimento dos seus alimentos sem muitas preocupações. Ainda, atente-se ao aspecto das folhagens ou das cascas. Falta de nutrientes ou pragas são facilmente perceptíveis.

Mãos à obra!

Por fim, basta colocar todas as dicas que separamos para você em prática. Basicamente, em qualquer casa, loja ou comércio de produtos agropecuários você encontrará os recursos necessários para iniciar seu projeto de horta. Os vendedores do ramo certamente saberão indicar quais melhores opções iniciais para sua realidade.

O Portal Atualizei, comprometido com o seu bem-estar, faz todo o necessário para que informação de qualidade chegue até você. Tudo, obviamente, com segurança e qualidade. Portanto, mãos à obra.

Avalie este post post

Mostrar mais

Igor Queiroz Franco

Acadêmico de medicina, designer gráfico e redator.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo