Jardim

Cultivar o chifre-de-veado em casa ficou fácil com esse guia completo de cuidados

Salvador, 19 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – Chifre-de-cervo ou chifre-de-veado: essas são as duas nomenclaturas atribuídas ao platycerium bifurcatum, espécie oriunda da Austrália, Nova Guiné e Oceania. A planta é pertencente à família das polipodiáceas, ou seja, das famosas samambaias.

Epífita, o chifre-de-veado possui suas folhas da base mais arredondadas e com espessura fina. Já as folhas normais, por sua vez, são maiores, mais espessas e se bifurcam, formando os chamados “chifres”. Assim, devido à sua beleza exótica e exuberante, o chifre-de-veado é extremamente requisitado na decoração de vasos suspensos.

Portanto, de modo a possuir a espécie compondo o seu projeto paisagístico, confira o guia completo de cuidados com o chifre-de-veado. Assim, continue nos acompanhando e confira a iluminação e irrigação ideal para a planta, a escolha do vaso ideal e os principais cuidados e propagação da espécie, veja abaixo.

Escolha do vaso

Embora possam ser cultivados em vasos plásticos, os chifres-de-veado não se desempenham bem quando cultivados nesse tipo de material. Justamente por viverem acopladas nas árvores em seu habitat, essa espécie precisa de um apoio de base semelhante.

Logo, aposte em fixar o chifre-de-veado em placas de madeira ou de coco, se assemelhando o máximo possível ao seu ambiente natural. Entretanto, caso ainda opte por utilizar os vasos, garanta que esses recipientes disponham de furos em sua base e tenham uma camada de drenagem.

Chifre-de-veado (reprodução Canva Pro)
Chifre-de-veado (reprodução Canva Pro)

Substrato

Ademais, o substrato precisa ser de alto teor de drenagem, extremamente leve e rico em material orgânico. Portanto, o mais indicado é fazer o plantio do chifre-de-veado em substratos para orquídeas, uma vez que demandam o mesmo tipo de base: rica em casca e fibras. Logo, você também pode optar por fazer um mix à base de fibra de coco, casca de pinus, carvão vegetal, terra vegetal e húmus de minhoca.

Iluminação e irrigação

Por ser uma planta epífita, o chifre-de-veado vive debaixo das copas das árvores em seu ambiente natural, recebendo, portanto, iluminação filtrada. Por essa razão, o mais adequado é manter a espécie em meia sombra, recebendo luz apenas poucas horas durante o dia. Assim, o mais indicado é que a planta fique exposta apenas nas primeiras horas do dia ou ao final da tarde, quando o pico de calor é menor.

Quanto à irrigação, a planta aprecia solos úmidos e alta umidade. Entretanto, é preciso ter cuidado para não gerar o excesso e o empoçamento da água no sistema radicular.

Chifre-de-veado (reprodução Canva Pro)
Chifre-de-veado (reprodução Canva Pro)

Propagação

A propagação do chifre-de-veado ocorre por meio dos seus esporos, aquela “poeira” marrom acumulada nas folhas. Assim o site WikiHow recomenda a raspagem dos esporos em um papel branco e o plantio desses esporos no vaso, seguindo as orientações de escolha do vaso e preparo do substrato já apresentados acima.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Cuidados com o chifre-de-veado

Por fim, embora apresente certa rusticidade e demande poucos cuidados, o chifre-de-veado precisa ser adubado, de modo que possa crescer conforme o esperado. Logo, o Portal Atualizei indica a aplicação de NPK 20-10-10, proporcionando um bom desenvolvimento das folhagens da espécie. E, de modo a eliminar pequenos invasores, evite o uso de inseticidas e aplique soluções naturais como detergente e vinagre diluídos em água.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo