Horta

5 plantas medicinais para cultivar na sua casa; veja

Salvador, em 19 de dezembro de 2022, por Mayara Porto – Ter uma farmácia em casa é um luxo, não é? Principalmente se essa farmácia for uma horta natural com plantas medicinais. A utilização de plantas medicinais para tratamento de dores e doenças era bastante comum na geração passada e está voltando com tudo para o cotidiano dos brasileiros. 

Essa é uma prática antiga, presente em várias culturas de todo o mundo. Quem nunca tomou um chazinho para dormir melhor? Ou para dor de barriga, má digestão e azia? Neste post, separamos as espécies de plantas medicinais mais utilizadas e cultivadas nas casas brasileiras, para que você tenha a sua farmácia pessoal. Continue a leitura e aprenda conosco! Veja abaixo:

Primeiros passos para ter uma horta medicinal

Morar em apartamento ou ter pouco espaço no quintal não é desculpa para não começar uma horta. Todas as espécies que falaremos aqui podem ter cultivo em vasos e não só no chão. Você pode também fazer uma horta horizontal em qualquer cantinho livre na sua casa, só precisa ter acesso a um pouco de luz natural. 

Alecrim

Segundo Silvia Montico, em colaboração com o site Nossa Uol, em 21 de maio de 2022, o alecrim é uma das plantas mais versáteis para se plantar em casa. Isso porque possui uma série de propriedades e usos terapêuticos. Visto isso, essa planta prefere um solo mais arenoso, porém, fértil e bem drenado. Recomenda-se o uso de 2 partes de areia para uma parte de terra vegetal e 1 parte de adubo orgânico.

Imagem: Nossa UOL
Imagem: Nossa UOL 

Boldo

Planta com propriedades ligadas à boa digestão e ao funcionamento do fígado, o boldo se transforma em um chá amargo, mas que faz milagres numa dor de estômago ou dor na barriga. Também é conhecida pela fama de “curar a ressaca”, aliviando o mal-estar gástrico depois de uma bebedeira. Gosta de um substrato rico em matéria orgânica e um solo levemente úmido.

Boldo (Reprodução Canva Pro)
Boldo (Reprodução Canva Pro)

Cidreira

A erva-cidreira tem seu uso no combate de gases e cólicas, além de ser um relaxante natural, por possuir um efeito calmante, graças aos seus óleos essenciais. Todavia, no seu solo, combine areia, terra vegetal e adubo orgânico na proporção 1:1:1. A planta adora solos úmidos, mas sem encharcar. 

Cidreira (Reprodução Canva Pro)
Cidreira (Reprodução Canva Pro)

Camomila

Famosa por suas propriedades calmantes e sedativas, atualmente é a campeã de vendas em casas de chás, graças a vida estressante e corrida que vem junto com toda a modernidade do mundo atual. Desse modo, para plantá-la, escolha entre as variedades romana e alemã e, depois, utilize um solo fértil e drenante para semeá-la.

Camomila (Reprodução Canva Pro)
Camomila (Reprodução Canva Pro)

 

Contudo, recomendamos que todos os cultivos citados acima, possuam uma camada de drenagem no interior do vaso. Ademais, todas essas plantas precisam ser podadas para se desenvolver bem, sempre colha umas folhinhas, não as abandone. Você pode colher as folhas, secá-las a sombra e depois guardar em potes vedados para conservação. 

Viu só, como é fácil fazer uma horta com plantas medicinais em casa? Agora é a sua vez de colocar a mão na terra e seguir todas as dicas que viu aqui, no Portal Atualizei!

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo