Jardim

Begônia maculata; confira agora o guia completo de cuidados com a espécie exótica 

Salvador, 23 de outubro de 2022, por Raíly Fortunato – A Begônia maculata é uma espécie de beleza exótica pertencente à família das begoniáceas. Com origem na América do Sul, especificamente no Brasil, a planta herbácea possui caule ereto e possui folhas verdes, com coloração avermelhada no verso da folha e pequenas manchas peroladas que pintam a face verde da folha, lhe conferindo ainda mais protagonismo. Portanto, a begônia maculata possui um caráter extremamente ornamental que, unido às suas demais características, são razõea perfeitas para compor decoração interna. 

Portanto, de modo a utilizar a begônia maculata para compor o seu projeto paisagístico, formando um estilo urban jungle, reunimos para você os principais cuidados com a espécie. Assim, continue conosco e confira Iluminação e rega ideais para a planta, como realizar a adubação corretamente, dentre outras dicas essenciais que garantirão um bom desenvolvimento da espécie.  

Iluminação  

Conforme Giovanna Oliveira, em 31 de maio de 2020, em colaboração com a revista Casa Vogue, a begônia maculata deve ficar sob iluminação indireta. Entretanto, embora não apreciem o sol pleno, essa espécie necessita estar exposta à iluminação intensa, assim, mantenha-a em locais altamente iluminados, como próximo às janelas ou em sacadas. Entretanto, caso deseje manter a planta em meia-sombra, opte por expô-las ao sol fraco da manhã ou do final da tarde.  

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Rega 

Outro ponto importante é a frequência de regas. As begônias não são adeptas às irrigações diárias. Assim, faça a regadura de duas a três vezes por semana, ou verifique o aspecto do solo e, caso esteja quase seco, pode aguar novamente. É importante que o solo da begônia seja altamente drenável para que a água escoe rapidamente para o fundo do recipiente, evitando o acúmulo de líquido nas raízes da planta. 

Adubação 

Ademais, para preservar a beleza da planta, o Portal Atualizei recomenda um cronograma mensal de adubação. Esse processo pode ser feito a partir da utilização de fertilizantes líquidos à base de NPK nas proporções 20-20-20, seguindo as orientações do fabricante. Em contrapartida, você pode optar por adubo líquido orgânico, feitos à base de borra de café e casca de ovo triturada, aém da incorporação do húmus de minhoca ou esterco bovino curtido no substrato. 

Begônia Maculata (reprodução Canva Pro)
Begônia Maculata (reprodução Canva Pro)

Dicas extras 

Por fim, existem outras dicas que podem auxiliar durante o cultivo da begônia maculata. Ao longo do seu crescimento, elas podem necessitar de tutoramento, logo, um tutor de madeira pode ser bem-vindo, de modo a evitar o tombamento da planta. Ademais, caso a planta esteja apresentando um caule amarelado e amolecido, pode ser indicação do excesso de água. Por outro lado, a falta de água adequada leva à queda de suas folhagens. Ainda, para a propagação, as mudas podem ser feitas por estaquia, recortando o caule e preservando 3 folhas, adicionando-o na água para estimular o enraizamento.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo