Salvador, 23 de outubro de 2022, por Raíly Fortunato – Para quem deseja inciar uma horta em casa, é essencial seguir cada orientação á risca. Embora sejam orientações fáceis de cumprir, a falta de atenção pode levar ao acometimento de alguns erros que prejudicam a horta e atrapalham o sucesso de crescimento das hortaliças. Assim, para os hortelãos iniciantes, é essencial ficar por dentro das principais dicas para reverter esses problemas.
Portanto, reunimos para você em nosso conteúdo 3 principais erros que prejudicam a horta, atrapalhando demasiadamente o desenvolvimento saudável do canteiro. Assim, continue conosco e fique por dentro das principais dicas para solucionar os problemas, veja abaixo.
1. Iluminação irregular
Um dos fatores que prejudicam o bom crescimento das hortaliças no canteiro é disponibilizar uma iluminação precária às espécies. Embora cada espécie possua sua própria exigência fisiológica, a maioria das hortaliças requer uma boa iluminação diária e sol pleno. São raros os casos de hortícolas que precisam de iluminação indireta. Portanto, ao montar a sua horta, atente-se ao local de escolha.
Assim, para quem tem quintais, posicione a horta em pontos onde haja sol pleno e, para quem mora em apartamento, mantenha os vasos em locais próximo às janelas ou sacadas.
2. Substrato pobre e mal preparado
Ademais, para Gabriela Kimura, em 01 de abril de 2016, em colaboração com a revista Exame.com outro ponto que lentifica o crescimento das hortaliças é disponibilizar um solo pobre em nutrientes. Assim, um solo compacto, com baixo perfil de drenagem, muito argiloso e sem aporte nutricional é extremamente danoso às plantas. Ou seja, tanto as sementes não terão força para se desenvolverem em um solo tao compacto, quanto haverá também o acúmulo de água em um solo extremamente denso, além das doenças associadas às plantas sema nutrição correta.
Portanto, aposte em um substrato leve, com boa drenagem, aerado e rico em conteúdo orgânico. Embora existam diversas combinações para formar um substrato apropriado, o Portal Atualizei indica a mistura de 2 partes de terra vegetal, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de vermiculita.
3. Preparo incorreto do vaso
Por fim, fechando a lista de erros que prejudicam a horta, atrapalhando o bom desenvolvimento das hortaliças é errado não apostar no preparo do vaso, ou fazê-lo incorretamente. Seja vaso ou jardineira, o ideal é escolher um recipiente com furos na base, para haver o escoamento completo do líquido que pode se acumular ao fundo do recipiente, levando ao apodrecimento das raízes.
Ademais, é indispensável a presença da camada de drenagem, que pode ser feita utilizando argila expandida, pequenas britas de jardim ou cacos de telha. Além disso, recomenda-se adicionar uma manta bidim acima da camada de drenagem, evitando a passagem de terra e pedriscos para o fundo do vaso.