Adubo

Recomendações de adubação para limoeiro; veja como cuidar e frutificar da melhor forma a sua árvore

Salvador, 30 de novembro de 2022, por Janaina Brito – O limão é uma poderosa fruta que tem como sabor e característica marcante o ácido cítrico, que é extremamente eficaz no combate a gripes e resfriados. Afinal, quem nunca usou limão para curar uma gripe, não é mesmo? É por isso que ter um limoeiro em casa é incrível. Pois, você consegue ter essas vantagens o ano inteiro! Contudo, é preciso saber realizar a adubação para limoeiro de maneira correta.

Se a sua árvore estiver com muito tempo de vida e ainda não produziu frutos, talvez você precise melhorar e adequar corretamente o solo. A adubação para limoeiro permite que a árvore se desenvolva da melhor forma possível e conceda muitos frutos ao longo da vida. Para isso, separamos aqui recomendações de adubação para cuidar e frutificar o seu limoeiro. Vamos conferir?

Adubação para limoeiro (Reprodução: Canva)
Adubação para limoeiro (Reprodução: Canva)

Adubação para limoeiro

Os limoeiros são árvores de autopolinização e não precisam de uma outra para produzirem frutos. No entanto, requerem os cuidados necessários durante os primeiros estágios de sua vida para frutificarem. De acordo com uma matéria do WikiHow, a adubação deve ser realizada todo mês ou a cada dois meses durante a primavera e o verão, e a cada dois ou três meses no outono e inverno.

Uma boa dica para realizar a adubação do limoeiro de forma correta, é conferir o nível de pH do solo. A margem recomendada é entre 5,5 e 6,5, para otimizar o crescimento.  Caso a terra esteja muito ácida, coloque compostos orgânicos ou biomassa. Agora, caso a terra não esteja tão ácida quanto deveria, em vez disso acrescente calcário em pó. Você pode também complementar e potencializar a nutrição do limoeiro utilizando adubos orgânicos como, terra vegetal, farinha de ossos e húmus de minhoca.

Imagem: site WikiHow
Imagem: site WikiHow

Cuidados extras

Para além da adubação, é muito importante ficar atento a outros cuidados necessários. Para que o seu limoeiro cresça e se desenvolva da melhor forma, o site Portal Atualizei separou algumas dicas extras para garantir um bom cultivo dessa espécie. Confira tudo o que você precisa saber abaixo.

Clima

A plantação de limoeiros é uma prática muito comum em regiões com uma alta umidade relativa do ar e com temperaturas quentes ou temperadas, entre os 23 e 32°C. As elevadas temperaturas proporcionam um amadurecimento dos frutos, diminuindo o seu tempo de crescimento e maturação. Além disso, para que o limoeiro tenha um bom desenvolvimento, a árvore deve receber, no mínimo, de seis a oito horas de sol por dia.

Doenças e pragas

Existem diversas pragas e doenças que impedem um bom desenvolvimento do limoeiro. Melanose, verrugose, rubelose, estiolamento, são exemplos de fungos que podem infestar a sua árvore e trazer prejuízos ao longo do tempo. Para evitar maiores problemas, consulte um especialista e veja se é preciso realizar um controle químico para combater esses infortúnios.

Solo

Apesar de já falarmos sobre adubação para limoeiro, o solo ainda precisa de cuidados minuciosos. Escolha solos férteis e arejados, com pH entre 5,5 e 6,5. O local deve ser ensolarado e protegido de grandes correntezas de ventos.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo