Salvador, 08 de janeiro de 2022, por Mayara Porto. – Essa matéria é especialmente para você que consome muitos alimentos naturais e sempre descarta as sobras. Sabia que todo esse lixo orgânico pode ser reutilizado na “alimentação” das suas plantinhas? Então, agora sabe! As sobras de verduras e frutas são ótimos fertilizantes para hortas, pois são ricos em várias vitaminas e nutrientes que a planta adora.
O nome desse processo de reciclagem dos resíduos orgânicos é compostagem, sendo ela uma ótima via para a sustentabilidade e a redução de lixo. Nesta matéria iremos ensinar como fazer a compostagem de um jeito simples, utilizando sobras de verduras e frutas, terra vegetal e um pote de sorvete. Veja abaixo:
O que é compostagem
O processo de compostagem é o nome dado para a reciclagem do lixo orgânico, transformando a matéria orgânica, que seria descartada, em um fertilizante natural para as plantas. Existem vários tipos composteiras comercializadas em lojas especializadas, mas hoje vamos lhe ensinar a fazer uma alternativa mais simples, para você que está apenas começando.
Como fazer compostagem de um jeito fácil
Conforme Giacomo Viscenzo, em 26 de fevereiro de 2021, contribuinte do site Uol, você precisará de uma caixa plástica, sobras de legumes, terra vegetal e minhocas. Todavia, as minhocas não são obrigatórias, mas são um modo de acelerar o processo de decomposição.
Ademais, você tem a opção de utilizar uma ou mais caixas empilhadas. Porém, nós do Portal Atualizei recomendamos que você inicie a prática com apenas uma caixa e, depois, expanda para mais algumas.
Desse modo, faça furos na caixa para haver a drenagem da umidade, além de uma boa circulação de ar. Em seguida, faça uma camada de terra vegetal, depois uma camada de sobras de verduras e frutas e, por último, uma camada de terra vegetal. Caso deseje, adicione as minhocas antes da última camada de terra.
Posicione a sua composteira em um lugar bem ventilado para evitar mau cheiro e deixe a tampa fechada, abrindo apenas para revirar a terra semanalmente. A partir de 5 semanas, estará pronto o seu fertilizante. Uma outra dica do Portal Atualizei é processar os restos orgânicos para facilitar o papel dos decompositores e, depois, colocar na caixa.
Como aplicar esse adubo no jardim e na horta
Passados os 40 dias, com o seu adubo, pronto, misture 1 parte de adubo para 3 partes de substrato antes de incorporá-lo às suas plantas. Visto que o composto estará muito concentrado, nunca o utilize antes de homogeneizar em substrato virgem de adubação.
Contudo, esse será o fim mais proveitoso para as sobras de verduras e frutas da sua cozinha. As plantas agradecem, o planeta agradece e nós agradecemos a leitura do nosso post e esperamos ter ajudado! Agora coloque as mãos na terra e monte a sua própria compostagem!