Foz do Iguaçu, 07 de janeiro de 2023, por Igor Queiroz – Hortas, plantios e manejo. Nada melhor do que estar atualizado quanto às técnicas mais eficientes para manter saudáveis suas verduras, seus vegetais, seu pomar e seu jardim. Nesse norte, falar sobre a adubação foliar se mostra mais do que necessário.
De fato, dentre as várias formas de nutrir suas plantações – desde uma pequena horta até um grande pomar frutífero – a adubação foliar é uma das mais recomendadas opções. Contudo, saber como e quando aplicar – e melhor, quando não aplicar – essa adubagem, é o passo inicial. Assim sendo, vamos ao que interessa: afinal de contas, o que é o adubo foliar?
O que é a adubação foliar?
Decerto, todos estão acostumados a tratar o solo das formas mais comuns e instintivas: basta colocar os nutrientes ao solo e misturar tudo. As raízes das plantas absorvem o conteúdo nutritivo e, assim, conseguem abastecer seu organismo e se desenvolver de forma adequada.
A adubação foliar, do mesmo modo, serve para nutrir as plantas, fornecendo-lhes todos os nutrientes necessários, conforme recente publicação em um site da equipe Estadão. Até aí, não tem diferença com o método tradicional. Porém, a verdadeira diferença se encontra na forma de aplicação dos fertilizantes: os nutrientes não vão no solo, mas diretamente sobre as folhas das plantas. Isso mesmo, na adubação foliar, o fertilizante é aplicado diretamente sobre as folhas.
Por que sobre as folhas, qual o benefício?
Em suma, o maior benefício da adubação foliar é sua maior eficiência em relação ao método tradicional. A resposta às necessidades da planta é, de fato, muito mais rápida. Assim, o real benefício é uma maior capacidade de absorção dos nutrientes. Principalmente, vale citar o zinco, o cobre, o boro e o ferro, que são indispensáveis para o desenvolvimento do vegetal.
Ainda, quando comparado ao método tradicional, adubar sobre as folhas pode ser um atrativo econômico e logístico. Ainda, há uma maior versatilidade e facilidade no armazenamento e no estoque dos fertilizantes.
Todavia, os efeitos são mais curtos quando comparados ao método tradicional. Dessa forma, por mais que se façam comparações entre os dois métodos, o mais interessante é utilizá-los em conjunto. Ou seja, um complementando o outro.
Como fazer a adubagem foliar
Esse tipo de adubação é bem específico. Assim sendo, deve ser aplicado – com bicos pulverizadores que você encontra em lojas agro – e em um período bem característico das plantas. Basicamente, as pulverizações são feitas no momento em que a planta não está absorvendo água de forma intensa – ou seja, a planta necessita estar hidratada.
Ainda, deve-se garantir que toda a extensão superior e inferior das folhas sejam alcançadas. Idealmente, a parte da tarde é a mais indicada para o processo. Por fim, assim como a adubação foliar nutre as plantas com os nutrientes necessários, o Portal Atualizei proporcionaliza a mais necessária informação para que você obtenha sucesso nos seus plantios. Aproveite as dicas e mãos à obra!