Jardim

Telhado verde: 5 plantas ideias para cultivar no telhado

Salvador, 02 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – Você já ouviu falar em telhado verde? Essa ideia ganhou popularidade por transformar o espaço ao redor de uma forma inovadora. O empreendimento consiste em uma cobertura de plantas no telhado que possui múltiplos benefícios para a casa e o meio-ambiente. Assim, para quem gosta da pegada ecológica, esse pode ser o projeto perfeito.

O telhado verde representa muito mais que apenas um manto vegetal e, por isso, está revolucionando as atuais construções. Contudo, existem condições para se investir nesse conceito e espécies adequadas para se cultivar na cobertura. Desse modo, confira abaixo as vantagens de trazer essa ideia para o seu lar e conheça 5 plantas excelentes para começar essa empreitada de forma simples.

Telhado verde (Reprodução Canva)
Telhado verde (Reprodução Canva)

Benefícios do telhado verde

Existem diversas vantagens em construir um telhado verde. Uma das mudanças mais substanciais diz respeito ao frescor e qualidade do ar que a sua casa passará a ter com o cultivo das espécies vegetais. Afinal, é comum que os centros urbanos sofram com altas temperaturas e poluição da atmosfera, justamente pela ausência de árvores e de vegetação nas cidades. Assim, esse projeto surge como uma alternativa para reduzir tais desconfortos de maneira sustentável.

Além de diminuir o calor, tanto no ambiente ao redor, mas, especialmente nos imóveis, os ecotelhados também podem ser uma ótima forma de economizar energia. Segundo Kym Souza e Yeska Coelho em matéria para o site CasaCor, da Abril em 25 de março de 2021, a presença de um telhado verde no topo de casas e edifícios diminui os gastos com equipamentos de aquecimento ou refrigeração, como o ar-condicionado, graças à estabilização das temperaturas.

Publicação do site casacor.abril.com.br sobre os benefícios do telhado verde - Imagem portal Abril
Publicação do site casacor.abril.com.br sobre os benefícios do telhado verde – Imagem portal Abril

 

Outrossim, ele também representa economia com a conta de água, por proporcionar a captação da chuva e permitir seu reaproveitamento em casa. No mais, essa maneira criativa de trazer mais verde ao seu espaço promove uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Lembrando que, nem todas as lajes são adequadas para um telhado verde, mas, até coberturas mais antigas já conseguem ser adaptadas para esse empreendimento. Logo, aposte na ajuda de um profissional no assunto.

Telhado verde (Reprodução Canva)
Telhado verde (Reprodução Canva)

Plantas ideais para telhado verde

A integridade, assim como a resistência da cobertura, devem ser considerados para a montagem do telhado verde. Contudo, outro ponto fundamental para o sucesso do manto vegetal acima das casas são as espécies de plantas que você pode cultivar no local. Grama, arbustos e árvores de pequeno porte são algumas opções.

Ademais, é preciso que as plantinhas sejam fáceis de cuidar, para facilitar a manutenção da área verde, e também resistentes. Espécies vegetais que gostam de iluminação abundante, por exemplo, são alternativas ideais, visto que o telhado costuma receber alta incidência solar. Você também deve observar se as plantas se adaptam a outras condições climáticas, como chuva e ventos. A seguir, o site Portal Atualizei te mostra 5 vegetações perfeitas para começar um ecotelhado.

1. Rosinha-de-sol

As suculentas são uma das variedades de plantas mais simples de se manter e, por isso, são ideais para a cobertura vegetal do telhado. Assim, a rosinha-do-sol é umas das opções mais lindas para se investir. A espécie pode ser regada uma vez por semana, se adapta desde à alta luminosidade, como ao regime em meia-sombra e ainda fornece belas pétalas cor-de-rosa para iluminar o telhado.

Rosinha-de-sol (Reprodução Canva)
Rosinha-de-sol (Reprodução Canva)

2. Grama-amendoim

Uma planta de forração não pode faltar em um ecotelhado e, nesse viés, a grama-amendoim é a espécie perfeita. A gramínea tolera condições das mais adversas, desde secas até solos encharcados. Porém, não resiste a geadas e pisões.

Dessa forma, cultive-a em locais longe de passagens. Além disso, essa plantinha sobrevive tanto em sol pleno quanto em meia-sombra e prefere várias regas por semana, desabrochando em pequenas flores amarelas.

Grama-amendoim (Reprodução Canva)
Grama-amendoim (Reprodução Canva)

3. Lírio-dos-ventos

O lírio-dos-ventos é uma alternativa um pouco diferente para o telhado. A espécie gosta de iluminação difusa e deve ser mantida à meia-sombra. Desse modo, você pode plantá-la abaixo de um arbusto ou vegetação maior, que vai promover certa proteção. Regue três vezes por semana para que continue bonita e saudável.

Lírio-dos-ventos (Reprodução Canva)
Lírio-dos-ventos (Reprodução Canva)

4. Bulbine

A bulbine é uma típica planta para telhado verde devido a sua baixa manutenção e praticidade. Gosta de iluminação direta e intensa e não demanda uma alta frequência de regas. Por consumir um pequeno volume de água, molhe a cada 10 dias e deixe-a se desenvolver sem grandes atenções.

Bulbine (Reprodução Canva)
Bulbine (Reprodução Canva)

5. Ervas aromáticas

Já pensou em manter uma hortinha em seu telhado verde? Algumas ervas se adaptam muito bem a esse projeto, como o orégano e o tomilho, por exemplo. De pequeno porte, as espécies possuem inúmeros benefícios e aplicações, sendo utilizadas na culinária e na aromaterapia, além de possuírem um belíssimo visual.

Orégano (Reprodução Canva)
Orégano (Reprodução Canva)

 

Diversas outras opções estão ao seu dispor para a construção do ecotelhado. Grama-esmeralda, capuchinha, dinheiro-em-penca, estrelinha dourada, clusia, jibóia, capim negro, feiteirinha, flores do campo e muito mais. Não deixe de conhecer e aproveitar a variedade de espécie para trazer mais beleza à sua cobertura.

Gostou desse projeto? O telhado verde pode ser uma forma inovadora de cultivar um jardim e trazer um pouco mais de vida para a sua casa. Se você se interessou por essa empreitada, busque um profissional, não deixe de cultivar as mais lindas plantas acima do seu lar e aproveite os benefícios revolucionários dessa ideia.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo