Jardim

Jardins comestíveis: dicas para plantar e cuidar

São Paulo, 10 de novembro de 2022, por Letícia Shinzato Paes – Os jardins comestíveis, diante da sua beleza e dos seus benefícios, estão se tornaram um objeto de desejo de muitos brasileiros e pessoas ao redor do mundo inteiro.

Esse desejo pode ser explicado pelo fato de que, com os jardins comestíveis, será possível usufruir dos frutos e flores do seu próprio jardim para consumo próprio. Fantástico, não é mesmo? Continue acompanhando esse artigo para você descobrir tudo sobre essa nova tendência.

O que são jardins comestíveis?

Como o próprio nome já diz, um jardim comestível é aquele que possui plantas e árvores cultivadas, e que proporcionam frutos para o consumo. Desse modo, oferecem também uma dieta mais saudável e sem interferentes tóxicos.

Jardim comestível (Foto: Reprodução Canva)
Jardim comestível (Foto: Reprodução Canva)

 

Por exemplo, em jardins comestíveis, será possível encontrar pequenos frutos, como o limão, e também a jabuticaba. Além disso, algumas ervas, como a hortelã e o cheiro-verde, também podem ser encontrados com abundância.

Abaixo, você poderá encontrar dicas de espécies para tornar o seu jardim muito mais completo.

Flores comestíveis

As flores comestíveis, sem dúvidas, são as espécies mais cultivadas em um jardim comestível. Afinal, além de atraírem a atenção por conta da sua beleza, conforme explicado pela redação da Abril em 22 de agosto de 2022, elas também são mais do que indicadas para o preparo de pratos na cozinha.

Reportagem sobre jardim comestíveis - Foto: Reprodução site Abril
Reportagem sobre jardim comestíveis – Foto: Reprodução site Abril

 

Por exemplo, a calêndula, pode ser servida junto a peixes e mariscos. Sem contar ainda que, muitas pessoas acabam usando essa flor no arroz, ao deixar de lado o açafrão. Além disso, o hibisco também faz muito sucesso nos jardins comestíveis. Afinal, além de oferecer um aroma cítrico mais do que especial, a infusão dessa flor traz inúmeros benefícios para a saúde, como o controle do colesterol e da diabete.

Por último, podemos citar o dente-de-leão. Essa planta, que possui uma das flores mais bonitas que existem em todo o mundo, possui um sabor adocicado. Por possuir alto valor nutricional, ela pode ser adicionada em chás e, até mesmo, em saladas frias.

Árvores frutíferas

É claro que, ao pensar em um jardim comestível, imediatamente se vem na mente as árvores frutíferas. Afinal, elas são as responsáveis por produzir frutas mais do que deliciosas.

Entre uma das mais amadas pelos brasileiros está a jabuticabeira. Para que você obtenha muitas frutinhas ao longo da sua estação, não deixe de oferecer a essa espécie uma rega constante. Além disso, a pitanga também faz a alegria de todos. Seus frutos adocicados podem, facilmente, figurar na preparação de sucos.

Sem contar, ainda, que essas espécies atrairão uma grande quantidade de pássaros e animais. Detalhe que tornará o seu jardim um lugar ainda mais especial em sua casa.

Além disso, não deixe de ficar por dentro das demais matérias e dicas aqui do Portal Atualizei!

Avalie este post post

Mostrar mais

Leticia Shinzato Paes

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno do grupo 'Prime'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Apaixonada pelos animais e pelas diferentes culturas que existem no mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo