Jardim

Flor-da-fortuna; principais erros ao cultivar a suculenta florífera

Salvador, 24 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Kalanchoe blossfeldiana, também conhecida popularmente por flor-da-fortuna, é uma espécie pertencente à família das crassuláceas, com origem na África. Suas folhas são suculentas, com tonalidade verde escura com margens arredondadas.

As flores, por sua vez, podem ser simples ou dobradas, com uma ampla cartela de cores, passando pelo vermelho, rosa, amarelo, laranja, etc. Devido à sua beleza, a espécie é amplamente utilizada na ornamentação de vasos ou compondo jardins.

Entretanto, existem três erros bastante comuns cometidos durante o cultivo da flor-da-fortuna, que atrapalham o pleno desenvolvimento da espécie. Assim, continue conosco e confira como a falta de adubação, a iluminação precária e o excesso de água pode prejudicar o crescimento saudável da planta. Ainda, não perca também as principais soluções para reverter esses problemas, veja abaixo.

Falta de adubação

Um dos principais erros cometidos durante o cultivo da flor-da-fortuna é pular a etapa de adubação da planta. Esse passo é essencial para promover o crescimento da planta e sua floração. Assim, para os orgânicos, é recomendada a aplicação de farinha de ossos, casca de ovo triturada, ou esterco bovino curtido.

Por outro lado, caso opte pelos fertilizantes inorgânicos, escolha os que possuem uma maior proporção de fósforo e potássio, micronutrientes indispensáveis para o florescimento. Logo, o Portal Atualizei indica o adubo NPK nas proporções 4-14-8. Quanto ao modo de uso, indica-se seguir as orientações disponibilizadas pelo fabricante.

flor-da-fortuna (reprodução Canva Pro)
flor-da-fortuna (reprodução Canva Pro)

Iluminação inadequada

Outro erro também comum ao cuidar da espécie é conduzir incorretamente o processo de iluminação da planta. Conforme o site Wiki How, a flor-da-fortuna necessita de muita luz do sol para seu desenvolvimento. Entretanto, por serem alvos na ornamentação de ambientes internos, elas acabam por receber uma fonte de luz precária, que leva à interrupção do seu crescimento e floração. Deste modo, é essencial mantê-las em contato com a luz solar direta por algumas horas diariamente, cerca de 6 horas diárias.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Excesso de água

Por fim, fechando a lista de erros comuns que interrompem o bom crescimento e, consequentemente, a floração da flor-da-fortuna é exagerar na irrigação. Por ser uma espécie suculenta, a flor-da-fortuna possui a capacidade de armazenamento de água em suas folhas e estruturas. Desta maneira, demandam pouca água para seu desenvolvimento. Assim, o excesso de rega pode proporcionar o amarelamento das estruturas, aparecimento de fungos no sistema radicular e, até mesmo, a morte da planta.

Então, o indicado é realizar o processo de rega apenas quando o solo se apresentar totalmente seco, o que ocorre mais ou menos ao decorrer de uma semana. Deste modo, assim que o substrato já estiver completamente seco, regue bem a flor-da-fortuna até que a água escoe pelos furos que estão na base do vaso.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo