Jardim

Orquídea em apartamento: como cuidar e regar?

São Paulo, 11 de novembro de 2022, por Letícia Shinzato Paes – Você sabia que a orquídea é uma das plantas mais indicadas para o apartamento? Essa espécie se adapta muito bem a qualquer ambiente. Contudo, alguns pontos de atenção serão necessários.

Se você deseja saber o que é preciso para sua orquídea crescer bonita e saudável dentro de um apartamento, basta acompanhar este artigo até o final. Sendo assim, não perca mais tempo e venha conosco nessa leitura cheia de aprendizagem.

Orquídea: características científicas e básicas

A orquídea, conhecida cientificamente como Orchidaceae, pertence à família Asparagales, uma das maiores existentes ao redor do mundo inteiro. Diante da sua grande variedade, é possível encontrar muitas opções de orquídea.

Desse modo, existem algumas dessas espécies que são mais do que indicadas para o apartamento. Isso devido ao fato de que elas podem ser cultivadas à meia sombra e possuem uma manutenção mais simples.

Conforme compartilhado pela redação da Abril, no dia 12 de agosto de 2022, em artigo de Kym Souza, existem cinco dessas espécies que se adaptam facilmente aos apartamentos. São elas: a orquídea ​​Phalaenopsis, a Brassia Verrucosa, a Brasileira Maxilaria, e a Cattleya. Além disso, a orquídea Cymbidium também é mais do que indicada.

Reportagem sobre como cuidar de orquídeas em apartamento - Foto: Reprodução site Abril
Reportagem sobre como cuidar de orquídeas em apartamento – Foto: Reprodução site Abril

Cuidados para as orquídeas nos apartamentos

Como dito anteriormente, alguns cuidados para que sua orquídea cresça saudável e florescendo nas épocas corretas serão necessários. Desse modo, abaixo, você poderá conferir quais são esses pontos de atenção.

Iluminação

A grande maioria das orquídeas cresce melhor em luz parcial. Ou seja, em contato direto com o sol por apenas algumas horas ao dia. Assim, se possível, sempre deixe o seu vaso de orquídea perto de uma janela que exista em seu apartamento.

Orquidea (Foto: Reprodução Canva)
Orquidea (Foto: Reprodução Canva)

Rega

É importante deixar claro que a orquídea somente se desenvolve com o solo úmido. Contudo, ela não se adapta bem com o solo encharcado. Assim, será necessário encontrar um equilíbrio ideal durante essa rega.

A recomendação é que se forneça água para essa espécie uma vez por semana. Contudo, diante das alterações no clima e das estações, essa quantidade pode aumentar ou diminuir. Não deixe de ficar atento ao solo. Para isso, utilize uma espátula. Coloque-a na terra e, se sair úmido, a rega não será necessária. Se a espátula sair seca, não deixe de regar a sua plantinha.

Agora que você já aprendeu tudo sobre os cuidados da orquídea, não deixe de compartilhar essa matéria com os seus amigos que são amantes de plantas. Além disso, não deixe de ficar por dentro das demais matérias e dicas aqui do Portal Atualizei. Você ficará surpreso com o tanto de conhecimento que poderá obter por meio das nossas matérias.

Avalie este post post

Mostrar mais

Leticia Shinzato Paes

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno do grupo 'Prime'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Apaixonada pelos animais e pelas diferentes culturas que existem no mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo