Horta

Beldroega; confira o guia completo de plantio da famosa PANC

Salvador, 01 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – A portulaca oleraceae, conhecida amplamente por beldroega, é uma espécie oriunda da família das portuláceas, com origem cosmopolita. Considera-se também uma suculenta, devido à sua capacidade de armazenamento de água em suas estruturas. Dispõe de folhagens ovais e simples, de coloração verde. Já as flores podem se apresentar em diversos tons, passeando pela cartela de cores.

As beldroegas possuem um caráter ornamental, medicinal e, ainda, é considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), portanto, altamente requisitada para o plantio. Deste modo, continue acompanhando nosso artigo e confira as principais utilizações da beldroega, como conduzir o plantio, os principais tratos culturais e a colheita da espécie.

Beldroega: conheça a PANC

Conforme Fernanda Drumond, em  0 4de junho de 2022, em colaboração com o site Casa e Jardim, a beldroega é categorizada como uma PANC. Nesse aspecto, são amplamente utilizadas na alimentação pelos povos desde a antiguidade, podendo ser tanto ingeridas in natura, quanto cozidas, compondo, portanto, uma diversidade de pratos. Não apenas pelo seu sabor, mas a espécie é rica em nutrientes e carrega um grande valor nutricional, fonte de ácido linoleico (ômega-3), vitaminas, como A,B e C, fora suas propriedades diuréticas e anti-hemorrágicas.

Imagem Casa e Jardim

Clima

Para haver um bom desenvolvimento da espécie, é essencial que o clima esteja adequado. A beldroega, por sua vez, possui uma grande adaptabilidade aos diversos tipos climáticos, crescendo bem em faixas de temperaturas entre os 15º aos 35 °C. Entretanto, embora flexíveis, não toleram temperaturas abaixo do valor indicado, bem como as geadas.

Plantio

O plantio da espécie é geralmente conduzido por meio de sementes. Desta maneira, faça a semeadura e plantio no local definitivo ou, anteriormente, em sementeiras. O espaçamento entre linhas varia entre 30 a 80 cm e 25 a 40 cm entre cada planta. Caso opte pelo plantio em vasos, lembre-se de adquirir um recipiente com furos na base e monte a camada de drenagem, com argila expandida ou britas de jardim. O solo, por sua vez, necessita ser leve, bem drenável, profundido, fértil e que disponha de conteúdo orgânico. Assim, o Portal Atualizei indica apostar no mix com terra vegetal, areia e húmus de minhoca.

Beldroega (reprodução Canva Pro)
Beldroega (reprodução Canva Pro)

Cuidados e tratos culturais

Ao longo do desenvolvimento da planta, é essencial fazer os principais tratos culturais, bem como, conduzir uma rotina de cuidados com a beldroega. Logo, sempre que possível remova as plantas invasoras que podem competir por recursos e nutrientes com a sua planta.

Ademais, a irrigação deve ser regular, de modo que o substrato esteja sempre úmido, evitando o encharque. Quanto à iluminação, disponha o canteiro ou o vaso da beldroega em ambientes que haja iluminação solar direta por algumas horas durante o dia.

Colheita

Por fim, a colheita das folhagens da beldroega é geralmente feita entre 60 a 80 dias após a semeadura, o que varia de acordo com as condições de cultivo. Os ramos devem ser cortados, aproximadamente, cerca de 10 cm acima do solo.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo