Horta

Sistema aeroponia: o que é e como implementar em casa

Foz do Iguaçu, 7 de dezembro de 2022, por Igor Queiroz – Cultivo, inovação e saúde: já pensou em cultivar plantas suspensas no ar? Isso mesmo, o sistema aeroponia permite o cultivo de várias plantas sem a necessidade de solo.

Em suma, consiste na pulverização direta sobre as raízes de água e nutrientes. Dessa forma, o contato do sistema radicular da planta é mais exposto ao oxigênio e aos nutrientes. Assim, há um mais rápido e eficiente desenvolvimento do que o que é cultivado. Incrível, não? O melhor de tudo é que você pode fazer seu próprio sistema aeroponia.

O que, de fato, é o sistema aeroponia?

Consiste, basicamente, no cultivo sem a utilização de solo. Resumidamente, pendura-se as espécies, deixando suas raízes suspensas ao ar. Assim, são utilizados pulverizadores que, periodicamente, dispõe às raízes, em soluções preparadas, todos os recursos que elas necessitam para se desenvolverem.

Essa incrível técnica surgiu, basicamente, de outra que apresenta semelhante perfil inovador: a hidroponia – basicamente, raízes submersas em água. Nesta, o fluxo de água, rica em nutrientes, é transportado por sistemas hidráulicos, suprindo as necessidades das plantas. Noutro norte, na aeroponia há maior produtividade, conforme afirma matéria publicada em 10 de agosto de 2018, no site do Jornal Nacional, da plataforma Globo.

sistema areoponia
sistema areoponia

Vantagens e desvantagens do sistema aeroponia

Noutro norte, a aeroponia apresenta algumas vantagens em relação às demais formas de cultivo. Em suma, permite maior produtividade, já que há mais economia e a possibilidade de plantio vertical e horizontal é maior. Ainda, algumas culturas podem produzir até 5 vezes mais do que o sistema convencional dispõe.

O custo, contudo, para grandes produções mais especificamente, é uma das “desvantagens” iniciais. Isso porque, de fato, há a necessidade de um investimento inicial em equipamento específicos. Todavia, a longo prazo, a economia e a alta produtividade compensariam tal investimento.

De fato, as plantas necessitam da quantidade e proporção correta dos solutos, o que requere a obtenção dos equipamentos específicos e mão de obra especializada. Portanto, se estiver disposto a investir, esse não será um problema.

sistema areoponia (Reprodução Canva Pro)
Sistema areoponia (Reprodução Canva Pro)

Como fazer um sistema aeroponia em casa?

Primeiramente, para ter tal sistema em casa, separe um espaço específico. Este, por sua vez, deve ter fácil acesso à energia elétrica e também uma entrada de água. Não obstante a isso, deve, também, receber, no mínimo, nove horas de exposição à luz solar.

Existem diversas formas de empreender seu sistema. Assim, uma das mais indicadas é utilizar um recipiente com tampa para suporte e alguns cestos. Ainda, uma bomba centrífuga de 4 mil litros/hora, a solução nutritiva, um spinkler de 25 litros/hora, uma broca, as mudas e, por fim, água potável.

Em seguida, monta-se o recipiente, e são feitos alguns furos para colocar os cestos. A montagem da bomba ao sprinkler seria melhor realizada com um profissional. Quanto ao soluto, as soluções hidropônicas em forma líquida ou as soluções em pó altamente solúveis são as mais recomendadas. Na internet ou nas empresas especializadas você facilmente encontrará, assim como se encontra informação de qualidade no Portal Atualizei.

Avalie este post post

Mostrar mais

Igor Queiroz Franco

Acadêmico de medicina, designer gráfico e redator.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo