Horta

Um método fácil de plantar e cuidar de cheiro-verde em casa: saiba como ter o tempero fresco na mesa

Salvador, em 18 de novembro de 2022, por Mayara Porto. – Cheiro-verde é um nome de planta muito polêmico no Brasil, pois, a depender da região em que você esteja, pode significar várias espécies de ervas diferentes. O segredo é atentar-se para a origem da receita para não errar na erva. Na região Nordeste, “cheiro-verde” é o coentro (Coriandrum sativum); no Norte do país é a folha de coentro-do-Pará (Eryngium foetidum); e nas outras regiões, “cheiro-verde” se refere a combinação de duas ervas: a cebolinha (Allium schoenoprasum) com a salsinha (Petroselinum crispum).

Neste post abordaremos sobre o plantio de duas dessas variedades de ervas: o coentro e a salsinha. Se você está aqui, possivelmente deseja aprender como plantar cheiro-verde, estou certa? Siga a leitura e aprenda aqui como plantar essas ervas para tê-las a disposição, sempre que necessitar, na horta da sua casa.

Como cultivar cheiro-verde

De início, é importante destacar que as duas variedades de cheiro verde têm um manejo similar. O coentro e a salsinha são espécies da mesma família botânica (Apiaceae),  o que faz com que tenham algumas similaridades na aparência. Dessa forma, ambas são ervas aromáticas de folhas verdes brilhantes, crescendo em hastes longas e finas. Uma maneira de diferenciá-las visualmente, é atentando-se ao formato das folhas, que no coentro as bordas são mais arredondadas, enquanto na salsinha são pontudas.

Coentro (Reprodução Canva Pro)
Coentro (Reprodução Canva Pro)

Propagação

A propagação, tanto do coentro quanto da salsinha, pode acontecer por duas vias. A via seminal, por meio de sementes compradas ou colhidas de um pé maduro, com sementes. Ou por meio dos talos de uma planta já colhida. Os talos são replantados, e geralmente tem sucesso na rebrotação.

Substrato e plantio

Segundo contribuição de João Mathias, em 9 de novembro de 2018, para a Revista online do Globo Rural, o solo ideal para o plantio da salsinha é um solo fértil e bem drenado, rico em matéria orgânica, que esteja preferencialmente na faixa de areno-argiloso. E para o cultivo de coentro, essas características também são ideais, sendo necessário apenas um solo é fértil e com boa permeabilidade.

Imagem: Globo Rural
Imagem: Globo Rural

 

Desse modo, nós do Portal atualizei, gostamos de dar a dica adicional, de sempre acrescentar um adubo orgânico ao substrato pronto, para garantir um bom desenvolvimento a erva. Caso opte pelo plantio em vasos, escolha um recipiente profundo para não limitar o crescimento das raízes e nem da planta. Um vaso com profundidade mínima de 50 centímetros é o ideal. Em seguida, com o local de plantio já pronto, faça covinhas com o dedo em uma distância de 15 cm entre elas. Por fim, em cada cova aberta, coloque 3 sementes e depois cubra com um pouco de terra.

Salsinha germinando (Reprodução Canva Pro)
Salsinha germinando (Reprodução Canva Pro)

Colheita

Contudo, a colheita do coentro pode ser feita com aproximadamente 30-45 dias do plantio, dependerá do clima da região em que é cultivado. Já no caso da salsinha, a colheita é mais demorada, levando de 60-90 dias desde o plantio. Ademais, na hora da colheita de ambas as espécies, podem ser arrancadas inteiras do solo com a raiz ou colher somente as folhas, fazendo um corte um pouco abaixo do meio da haste. As raízes que sobram irão rebrotar e gerar mais cheiro-verde para você utilizar na sua casa. Viu como é fácil?!

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo