Jardim

Aprenda a preparar o vaso e substrato para a suculenta; confira esse guia completo

Salvador, 24 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – Pertencente à família das crassuláceas, as suculentas fazem parte de um grande gênero caracterizado pela sua capacidade de armazenamento de água em suas estruturas, proporcionado um aspecto único a essas plantas. Assim, devido à sua beleza única, que se apesenta em diversos formatos e cores, a suculenta é amplamente requisitada para a ornamentação de ambientes. Mas, para ter a espécie decorando o espaço, é preciso saber como preparar o substrato e vaso para as suculentas.

Logo, confira agora em nosso conteúdo o passo a passo completo de como preparar o substrato e vaso para as suculentas, garantindo a ela espécie um desenvolvimento adequado. Assim, compartilhe esse conteúdo para os amantes das suculentas e os deixe por dentro desses cuidados indispensáveis com essas lindas plantinhas.

Substrato e vaso para suculentas (reprodução Canva Pro)
Substrato e vaso para suculentas (reprodução Canva Pro)

Vaso ideal para as suculentas

Apesar das suculentas possuírem uma boa adaptabilidade em vasos que dispõem de diversos tipos de materiais, o mais indicado para o cultivo é o de barro ou cerâmica. Esses recipientes, por sua vez, retêm mais umidade, ressecando mais rapidamente o substrato. E, justamente pelas suculentas serem plantas resistentes à seca que demandam solos mais secos, os vasos de barro ou cerâmica são os mais ideais.

Preparo do vaso

De nada vale escolher o vaso se esse estiver com uma preparação inadequada, impedindo a drenagem da água da irrigação. Logo, o primeiro passo é verificar se o recipiente possui perfurações em sua base, proporcionando o escoamento do líquido, de modo a evitar o empoçamento de água no sistema radicular da suculenta. Uma vez que o excesso de água pode levar ao aparecimento de fungos e, consequentemente, apodrecimento das raízes.

Ademais, é preciso forrar todo o fundo do vaso com uma camada drenante. Essa camada, por sua vez, pode ser construída a partir da utilização de argila expandida, britas de jardim, lascas de telhas ou pedaços de isopor, embora os dois últimos sejam os menos indicados.

A camada de drenagem proporciona a otimização da drenagem da água, sendo, portanto, indispensável no vaso das suculentas. E não para por aí! Após a camada de drenagem, acrescente um pedaço de manta bidim (geotêxtil), evitando a passagem de pedriscos e substrato para o fundo do vaso.

Substrato e vaso para suculentas (reprodução Canva Pro)
Substrato e vaso para suculentas (reprodução Canva Pro)

Preparo do substrato

Não basta apenas ter um vaso bem preparado, é preciso que o substrato tenha as condições ideais para que a água possa escoar sem dificuldades até o fundo do vaso. Assim, a suculenta necessita de um substrato leve, areado, com alto perfil de drenagem e rico em material orgânico. Assim, o ponto-chave é apostar em materiais leves, como a areia, perlita, pequenas pedras vulcânicas e vermiculita. Portanto, esses materiais vão permitir o melhor escoamento da água, pois retém pouca umidade, evitando a compactação do solo.

Além disso, também acrescente um pouco de terra vegetal e húmus de minhoca, garantindo um aporte nutricional adequado para as suculentas. Conforme Aline Melo, em 23 de maio de 2021, em colaboração com a revista Casa e Jardim, é preciso, portanto, unir esses materiais supracitados em um mix potente e nutritivo. Logo, acrescente duas partes de areia grossa de construção uma, parte de terra vegetal e uma parte de perlita ou vermiculita.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

 

Assim, após seguir as dicas propostas pelo Portal Atualizei de como preparar o substrato e vaso para suculentas, você constatará como suas suculentas irão se desenvolver plenamente. Logo, não pule nenhuma etapa e crie a base ideal para o crescimento adequado dessas crassuláceas.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo