Horta

Seu coqueiro anão não vinga? Veja onde você está errando e como cultivá-lo corretamente

Palmas, 20 de outubro de 2022, por Keila Carlos – Com 3 opções de espécies para cultivo no Brasil, o coqueiro anão, apesar do nome, é uma bela sugestão de paisagismo de grande porte para seu jardim. Logo, são elas: Verde de Jequi, Verde de Malásia e Verde do Brasil. Além disso, produz deliciosos frutos.

Quer saber mais sobre o coqueiro anão e, assim, poder cultivar alguma de suas espécies no jardim de sua casa? Então, acompanhe esta matéria até o final, veja dicas para não errar mais e aproveite para tomar água de coco diretamente do seu quintal.

Quanto tempo demora para um coqueiro anão dar frutos?

Vindo da Ásia, o coqueiro anão chegou ao Brasil em 1553. De acordo com a equipe do site Terra, em matéria escrita em 05 de dezembro de 2020, esse tipo de coqueiro pode atingir até 12 metros de altura. A partir do momento do seu plantio, pode levar cerca de 2 a 3 anos para florescer.

Coqueiro anão/ Imagem extraída do Site Terra.com
Como cuidar de coqueiro anão/ Imagem extraída do site Terra

 

Segundo a matéria citada acima, esse tipo de coqueiro se adapta melhor em regiões de clima mais quente, mais especificamente acima de 27 graus. Do mesmo modo, o solo deve ser bem drenado e mais arenoso e, com isso, absorver melhor os nutrientes para a planta.

O que difere uma espécie do coqueiro anão das outras espécies de coqueiros, é o tamanho de seus frutos que, por sua vez, são menores e com formato mais arredondado. Com as dicas a seguir, é possível ter uma beleza como a dessa planta no quintal. Como resultado, é só apreciar e desfrutar de seus frutos que variam entre os cocos verde, amarelo e vermelho.

Qual o espaçamento para plantar coqueiro anão?

Antes de mais nada, é de suma importância levar em consideração as recomendações para o preparo do solo e as condições climáticas do local, como descritas anteriormente. Dessa forma, é importante respeitar uma distância de 7,2 m de distância entre uma espécie plantada e outra.

Outro ponto importante a ser ressaltado, é que qualquer das variedades desse tipo de coqueiro não deve ser plantado em vasos. Isso só é possível para os recipientes que comportem o equivalente a 60 litros.

Que tal beber água de coco diretamente do coqueiro anão produzido em seu jardim?/Reprodução: Canva
Que tal beber água de coco diretamente do coqueiro anão produzido em seu jardim?/Reprodução: Canva

Como cuidar corretamente dessa espécie?

Seja qual for a espécie de coqueiro anão escolhida para cultivar, é imprescindível cuidar dos seguintes pontos:

  • Adubo – uma grande vantagem para o cultivo desse coqueiro é o uso de adubo caseiro uma vez ao ano. Nesse sentido, é indicado utilizar algum tipo de adubo que enriqueça o solo com potássio como o esterco de galinha;
  • Irrigação – em tempos mais secos, é recomendável regar a planta com aproximadamente 40 litros de água por dia. No entanto, é necessário que o solo possua uma boa drenagem, uma vez que o excesso de água pode ser prejudicial ao desenvolvimento da espécie.

Com todos esses cuidados, uma espécie de coqueiro anão pode produzir vários cocos por ano. Viu só que maravilha! Agora, aproveite também para conhecer mais dicas para seu jardim acessando mais artigos no Portal Atualizei. Até a próxima!

Avalie este post post

Mostrar mais

Keila Rosa Mota Carlos

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações, bem como experiência em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; técnicas em SEO e formatação para Wordpress.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo