
Salvador, 25 de outubro de 2022, por Raíly Fortunato – As suculentas são espécies conhecidas por sua capacidade de armazenamento de água em suas estruturas, como caule e folhas, gerando o aspecto engrossado típico da espécie. Essa espécie se subdivide em diversas famílias, onde as principais se concentram nas crassuláceas.
Por possuírem diversos formatos, apresentações e tamanhos, as suculentas possuem um alto valor ornamental, servindo como decoração de ambientes ou até mesmo como um lindo presente. Entretanto, existem alguns erros ao cuidar das suculentas, que atrapalham o seu desenvolvimento ou até mesmo leva-as a morte.
Portanto, reunimos para você em nosso conteúdo uma lista de 4 erros ao cuidar das suculentas, de modo que você possa corrigi-los imediatamente, proporcionando à planta uma melhor qualidade de vida e durabilidade. Além disso, é uma boa maneira de deixar o seu projeto paisagístico ainda mais belo, veja agora.
1. Exagerar na rega
Como já mencionado anteriormente, a razão das suculentas possuírem suas estruturas “gordinhas” está justamente na capacidade de armazenamento de água, sendo, portanto, resistente à seca. Dessa maneira, a rega em excesso pode prejudicar demasiadamente a saúde da planta, levando ao encharque do substrato e ao apodrecimento das suas raízes.
Assim, a melhor forma de saber se sua suculenta precisa de uma nova rega é observar o aspecto do solo, que deve estar completamente seco para receber mais uma rega. Entretanto, não se engane, elas precisam, sim, de irrigação, mas espaçadamente, com boa disponibilidade, mas, para isso, é essencial haver um substrato bem drenado.
2. Deixar a suculenta sem iluminação
Conforme Bruna Somma, em 22 de janeiro de 2021, em colaboração com a revista Casa e Jardim, um dos principais erros cometidos é dispor as suculentas em ambientes sem luminosidade. Isso ocorre, pois, na maioria das vezes, o vaso de plantas fica disposto em decorações internas, distantes completamente da luz solar. Embora a maioria das suculentas sejam adeptas à iluminação indireta e meia sombra, esse último deve ser obrigatoriamente respeitado.

Portanto, é essencial, sobretudo, manter a suculenta em certa parte do dia sob iluminação solar direta. Assim, caso more em apartamentos, ou esteja optando por manter sua plantinha na decoração interna, mantenha-as próximo às janelas ou na sacada. Dessa forma, mesmo que por poucas horas, poderão receber uma quantidade favorável de iluminação solar.
3. Preparar incorretamente o substrato
Além disso, um substrato mal preparado pode prejudicar o pleno desenvolvimento da suculenta. Solos argilosos, compactos, com baixo perfil de drenagem e pobres em nutrientes são inadequados para a espécie. Assim, a melhor forma de preparar adequadamente uma base para manter a sua suculenta é realizando uma mistura de 2 partes de terra vegetal, duas partes de areia e uma parte de vermiculita. Garantindo, portanto, um solo com aspecto arenoso, leve, com boa drenagem e com um equilíbrio nutricional.

4. Vaso sem furo na base
Por fim, fechando a lista de erros ao cuidar das suculentas, a escolha incorreta do vaso também pode ser prejudicial à plantinha. É completamente inviável dispor não apenas as suculentas, mas, qualquer espécie de plantas em um vaso sem perfurações em sua base, pois, nessas condições, não haverá escoamento da água. Assim, encontre um recipiente com furos e, além disso, o Portal Atualizei indica montar uma camada de drenagem ao fundo do vaso, com a utilização de argila expandida, potencializando a saída do líquido.