Delfim Moreira, 25 de outubro de 2022, por Isabela Sousa – Nossos travesseiros precisam de limpeza periódica, assim como os colchões e estofados da casa. Mas, você sabe quando é a hora de trocá-lo por um novo? E qual a razão dessa troca ser fundamental para o nosso corpo?
Para garantir uma boa noite de sono, a qualidade de nossos travesseiros devem ser excelentes. No entanto, a higiene desse item indispensável ainda é mais importante para a saúde do corpo. Por isso, além da higienização, as trocas também são essenciais. Saiba o motivo e quando ela deve ser feita.
Como saber se os travesseiros estão ruins?
Muitas pessoas priorizam o conforto dos travesseiros e cada pessoa prefere um modelo, seja mais alto ou não, mais macio e até mais firme. A grande questão é que esse não é o único fator que define a qualidade de um travesseiro.
Como grande parte dos estofados, esse material é responsável por acumular vários ácaros e bactérias. Desse modo, o contato com a pele durante o sono e as células mortas podem causar várias acnes pela pele.
Entretanto, esse ainda não é o único problema de manter um travesseiro por longo período no quarto, já que os ácaros podem causar problemas alérgicos. Por essa razão, qualquer mudança de tamanho ou cor do tecido é um sinal de que ele precisam ser trocados.
Diferente do que muitos dizem, um travesseiro com ácaros não fica mais pesado, porém, ao notar qualquer amarelamento ou até algum cheiro diferente, é importante fazer o descarte quanto antes. Da mesma forma, um travesseiro novo, mesmo sem sinais de uso, também precisa ser substituído após um tempo.
Quando preciso trocar o travesseiro?
A validade de um travesseiro é bem específica e, mesmo para aqueles que são higienizados regularmente, a troca precisa ser feita após no máximo 1 ano e meio de uso. Isso porque, além das mudanças no seu formato que causam incômodos e acaba dificultando o sono afetando a coluna, um travesseiro “velho” pode estar lotado de bactérias. Então, de qualquer forma, nesse prazo é importante a troca.
Segundo uma matéria publicada por Brasil Post, em 11 de agosto de 2014 no site Exame, os travesseiros deveriam ser usados por um prazo máximo de 6 meses. Isso, considerando que todos os fatores, apesar de não serem gravíssimos, colocam o bem-estar e a saúde em risco.
Como as reações alérgicas por conta de um travesseiro com ácaros é pior durante a noite, o sono é interrompido e isso pode afetar uma rotina inteira durante o dia. E, a melhor forma de resolver esse problema é apenas trocando e mantendo o novo sob cuidados durante sua validade.
O que fazer para manter os travesseiros adequados para uso
O primeiro passo para manter um travesseiro em boas condições durante seu tempo de uso é mantê-lo sempre com fronha. Além disso, se possível, deve-se colocar mais uma capa de proteção dentro da fronha e fazer a lavagem dessas peças de cama ao menos duas vezes na semana.
Evitar o contato direto da pele com o tecido ajuda a diminuir o acúmulo de resíduos. Outra dica para melhorar a qualidade dos travesseiros é usar um pouco de bicarbonato para eliminar as bactérias.
O uso é simples, bastando passar em todo o travesseiro, deixar por 10 minutos e, depois, retirar tudo, deixando no sol por algumas horas. Além de reduzir as bactérias, esse método ainda evita que ele fique amarelo.
Sobretudo, mesmo com esses cuidados, a troca regular não deve ser dispensada, pois, mesmo com a limpeza, os ácaros ainda acabam ficando por ali. Gostou das dicas? Confira no Portal Atualizei mais dicas para manter todos os objetos, além dos travesseiros, higienizados.