Jardim

5 melhores plantas para decorar sua piscina e melhorar o paisagismo do local

Salvador, 23 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – A área da piscina é uma das mais especiais de uma casa, afinal, o espaço é dedicado para o lazer de seus residentes. Assim, nada melhor do que aproveitar o potencial paisagístico do ambiente e investir no cultivo de diferentes vegetações para decorar e transformar o local. Plantas para piscina podem ser muito versáteis e fáceis de cuidar.

Inúmeras espécies vegetais podem trazer mais vida e frescor para a sua área de lazer externa. Árvores de pequeno porte, arbustos, flores e folhagens são essenciais para elevar a estética do ambiente, além de auxiliarem no acabamento do espaço. Quer começar um projeto de paisagismo com plantas para piscina? Confira abaixo quais as melhores opções para inovar e embelezar o seu jardim tropical.

Plantas para piscina (Reprodução Canva)
Plantas para piscina (Reprodução Canva)

Como escolher a vegetação certa para a área da piscina

Antes de apostar no paisagismo ao redor da piscina, alguns aspectos do seu ambiente devem ser considerados. Segundo Nathalia Fabro em matéria para a revista Casa e Jardim, em 21 de julho de 2021, nem todas as plantas são ideais para essa área de lazer e, por isso, você deve definir certos critérios para escolher as melhores espécies. Desse modo, analisar a disposição da sua piscina e a área disponível, o clima da região e o que você busca com a proposta é essencial.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

 

Assim, de maneira geral, as melhores vegetações para o projeto são aquelas que possuem raízes superficiais, a fim de não danificar as estruturas ao redor, e que não costumam perder galhos, folhas e flores com facilidade, o que evita o acúmulo de resíduos na água. De todo modo, você pode optar por manter uma distância adequada entre as plantas e a piscina, protegendo o ambiente.

Ademais, pense que as espécies vegetais estarão bastante expostas ao sol e umidade, assim como produtos químicos para a manutenção da piscina. Logo, o ideal é investir em plantas resistentes, que toleram a exposição direta aos raios solares e que se adaptem a diferentes frequências de regas.

Plantas para piscina: inspire-se

Em primeiro lugar, não deixe de abusar das possibilidades que o paisagismo proporciona. Por exemplo, caso o entorno da sua piscina não possua grama, cultive as plantas em vasos e explore diferentes recipientes de acordo com o tamanho da vegetação: árvores de pequeno porte, arbustos e flores. Plantas pendentes e espécies trepadeiras são perfeitas para jardins verticais em paredes verdes e ficam belíssimas dando acabamento a muros e cercas.

Por fim, para o clássico estilo tropical, folhagens exuberantes como da costela-de-adão ou lírio-da-paz vão trazer mais vivacidade e frescor para o ambiente. Quer conhecer outras plantas ideais para a piscina? O site Portal Atualizei te mostra, a seguir, 5 espécies de baixa manutenção para você começar a cultivar agora mesmo!

Palmeiras

Uma das vegetações mais usuais, as palmeiras representam opções bastante versáteis graças às suas variedades de espécies. Dessa forma, você pode optar por diferentes versões de acordo com o projeto paisagístico que você escolheu. Além isso, elas podem ser tanto em vasos quanto canteiros e são fáceis de cuidar, o que significa que a queda de folhas não é frequente, assim como a necessidade de podas.

Palmeiras (Reprodução Canva)
Palmeiras (Reprodução Canva)

Jasmim-manga

Se você busca uma combinação de beleza e aroma, o jasmim-manga é perfeito para a sua área externa. A espécie costuma fazer uma pequena sombra na água e possui folhas grande e largas, o que facilita a limpeza do ambiente durante as estações mais frias, quando a queda das estruturas acontece. Ademais, o destaque vai para as flores multicoloridas que dão um ar tropical à beira da piscina.

Jasmim-manga (Reprodução Canva)
Jasmim-manga (Reprodução Canva)

Dragoeiro

O dragoeiro é ideal para ornamentações ao redor da piscina. A espécie também possui um forte apelo ao verão e aos períodos mais quentes e, por isso, é bastante resistente a secas, ou seja, sua baixa manutenção inclui regas pouco frequentes. Se você se interessou, saiba que sua beleza estonteante leva tempo: ele possui crescimento lento, porém, grande longevidade tanto em vasos quanto na terra.

Dragoeiro (Reprodução Canva)
Dragoeiro (Reprodução Canva)

Ave-do-paraíso

Também chamada de estrelítzia-de-lança, a espécie produz flores em formato de flecha durante o ano todo junto com folhas verdes brilhantes que dão um charme a qualquer ambiente. A ave-do-paraíso gosta de solos ricos em matéria orgânica e pode ser cultivada em sol pleno ou à meia-sombra. Além dos climas versáteis, forneça água em abundância, mas sem encharcar o substrato.

Ave-do-paraíso (Reprodução Canva)
Ave-do-paraíso (Reprodução Canva)

Hibisco

O hibisco é um arbusto de flores coloridas que se adapta às mais diversas condições de solo. Outrossim, é perfeito dentro do grupo de plantas para piscina, visto que gosta de locais bastante ensolarados. Cultivá-lo na sua área externa vai trazer naturalidade e espírito para o ambiente.

Hibisco (Reprodução Canva)
Hibisco (Reprodução Canva)

 

Gostou dessas opções de plantas para piscina? Outras alternativas são: bambus, buchinhos, hera, coqueiros, jiboias e samambaias, rosas do deserto e lírios. Seja qual for a espécie, o importante é modernizar, dando outra cara para o seu ambiente de lazer.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo