Jardim

Como fazer um jardim vertical; saiba tudo sobre esse estilo de cultivo

Salvador, 30 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – Em diversas técnicas de paisagismo, é visto cada vez mais uma prioridade em unir residências e natureza. Afinal de contas, estamos passando mais tempo dentro de casa e a falta do verde começa a ser algo que impacta em nossas vidas. Em busca desse objetivo, surgiu o modelo de jardim vertical, trazendo beleza, frescor e criando contrastes únicos na decoração das paredes das residências e edificações.

Com o jardim vertical, é possível criar ambientes relaxantes, que concedem muita cor e vida para as paredes, seja através de flores ou cultivando pequenas hortas com ervas e vegetais. O uso da parede ajuda você a criar diversos tipos de cultivo sem precisar diminuir ou limitar as suas opções. Evitando, dessa forma, a reserva de uma área apenas para esse fim.

E então, ficou interessado? Para saber como fazer um jardim vertical em casa com maestria, separamos aqui algumas dicas essenciais que vão ajudar você a montar diversas estruturas incríveis. Vamos conferir?

Jardim vertical (Reprodução: Canva)
Jardim vertical (Reprodução: Canva)

Como fazer um jardim vertical

Realizar a instalação e manter os cuidados necessários com esse tipo de jardim pode ser um desafio e tanto. Por isso, é muito importante seguir alguns passos para garantir a funcionalidade e beleza do espaço.

O ponto principal, é compreender como e onde aplicar as plantas, quais são seus cuidados e quais as melhores espécies para utilizar nesse estilo. Pensando em te ajudar com isso, o site Portal Atualizei, separou algumas dicas de como organizar melhor esse ambiente. Veja tudo sobre, no texto abaixo.

Escolha bem o local

Antes de dar início ao seu projeto, é muito importante escolher o espaço de fixação da sua base. O principal nessas horas é levar em consideração locais que possuam bastante luz direta e uma boa ventilação. Caso o seu espaço não receba a luz do sol diretamente, fique tranquilo. Afinal, existem muitas espécies que se adaptam com a meia sombra.

Além disso, é interessante escolher locais em que seja possível fazer a irrigação das plantas sem se preocupar em danificar outros móveis. Para não se preocupar com isso, você pode utilizar sistemas de irrigação de forma interna. Tudo dependerá do seu orçamento.

Escolha as espécies certas para o cultivo

Com a escolha do local já definida, chegou a hora de decidir os tipos de plantas que vamos utilizar. De acordo com uma matéria da revista Abril, escrita em 5 de março de 2022, é muito importante, nessas horas, escolher as espécies que mais combinam com as condições do local e que também estejam de acordo com o seu gosto.

Caso o seu espaço não tenha muita luminosidade, você pode estar cultivando espécies que suportam mais tempo de sombra como, por exemplo, fúcsia, gerânios, samambaias e bromélias. Porém se o seu local tiver muita indecência de sol, você pode optar por espécies como hera inglesa, brilhantina, orquídeas e liríopes.

Imagem: site Abril
Imagem: site Abril

Escolha a estrutura de cultivo

Para se ter um bom jardim vertical, é necessário escolher com clareza o melhor modelo de estrutura. Dentre os variados tipos, os mais populares e utilizados são as calhas de PVC e também os pallets de madeira.

Os pallets de madeira são uma opção bem acessível, porém, demanda habilidades de marcenaria como o manejo da furadeira e outras especificidades. Já com os canos de PVC, é muito mais simples fazer um jardim vertical. Tudo o que você precisa fazer são buracos no cano e prender as plantas neles.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo