Agro

Romã em vasos; guia completo de plantio com a árvore frutífera

Salvador, 19 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Punica granatum, também conhecida amplamente por romã, é uma fruta originária da árvore romãzeira, pertencente à família Lythraceae. Com origem no oriente médio, a árvore pode atingir entre a 2 a 5 m, possui tronco acinzentado e ramos avermelhados quando mais novos. O fruto, por sua vez, é esférico, com casca grossa, de cor amarelada ou avermelhada, e seu interior é repleto de sementes cobertas por um tegumento de textura polposa e sabor ácido e doce, simultaneamente. Assim, para possuir a planta em casa, confira como plantar romã em vasos.

Para que você possa ter a árvore frutífera em casa, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo de plantio do romã em vasos. Portanto, continue conosco e confira o passo a passo completo de plantio em vasos, os cuidados essenciais com a romãzeira e tudo sobre a colheita desse fruto.

Plantar romã em vasos

Conforme Simone Sayegh, em 22 de dezembro de 2014, em colaboração com o site Uol, o vaso de plantio deve possuir entre 40 a 60 L. Ademais, o recipiente de escolha deve conter perfurações na base, de modo que haja o escoamento da água resultante do processo de irrigação. Além disso, como qualquer outro plantio em vasos, monte a camada de drenagem, que pode ser feita a partir da utilização de argila expandida.

Imagem Uol
Imagem Uol

 

Ademais, de modo a evitar a passagem de pedriscos e substrato para o fundo do vaso, é recomendável adicionar uma manta bidim acima da camada de drenagem. Assim, para o substrato, faça uma mistura com duas partes de terra vegetal, duas partes e areia de construção, para uma parte de húmus de minhoca. Asim, após preparar o vaso, acomode a muda centralizada no recipiente, finalizando com a regadura.

Cuidando da romãzeira

Para garantir um bom desenvolvimento da romãzeira, é essencial garantir uma rotina de cuidados com a árvore frutífera. Portanto, deixe o vaso disposto em um local em que haja iluminação solar direta, com iluminação intensa. Ademais, a rega deve ser regular, de modo que o substrato fique sempre m, porém evitando encharques.  Entretanto, à medida que a planta for crescendo, você deve espaçar as regas.

Por serem sensíveis aos ventos fortes, é recomendado proteger o pé de romã em períodos de maior intensidade das rajadas de ventos. E, para garantir o pleno desenvolvimento da árvore e, consequentemente, uma boa colheita do romã, fertilize a árvore com sulfato de amônia. Assim, o Portal Atualizei indica borrifar cerca de 1/3 de xícara desse fertilizante no primeiro ano, durante três vezes.

Romã em vasos (reprodução Canva Pro)
Romã em vasos (reprodução Canva Pro)

Colheita

Após plantar o romã em vasos, a colheita geralmente ocorre cerca de 5 a 7 meses após o período de floração da árvore. Especificamente, a colheita tem início em meados de setembro até meados de novembro. Assim, realize o processo manualmente, com auxílio  de uma tesoura de poda, cuidadosamente, pois o romã é um fruto extremamente sensível.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo