Agro

Como fazer uma composteira caseira de forma simples: veja

Arenápolis, 16 de novembro, Por Carlos Eduardo – A princípio, existem alguns cuidados essenciais a se tomar na hora de produzir uma horta em casa. Esses cuidados são extremamente importantes e fazem total diferença no desenvolvimento das plantas. Primeiramente, é de extrema importância a qualidade na terra escolhida para a produção, pois, as plantas requerem alguns nutrientes para poderem se desenvolver, como o nitrogênio, por exemplo.

Além disso, a adubação é outro fator muito importante para o cultivo, pois, dessa maneira, a planta consegue receber os nutrientes necessários para o seu crescimento. Ainda mais, existem várias maneiras de adubar as plantas como o NPK. Os NPKs são fertilizantes feitos por indústrias e possuem diversos nutrientes favoráveis para o cultivo. Porém, muitas pessoas optam por fazem a adubação caseira. Esse tipo de adubação pode ser feito de diversas maneiras e, uma delas, é através da compostagem de alimentos.

Compostagem de alimentos - Fonte Canva.
Compostagem de alimentos – Fonte Canva.

Como é feita a compostagem de alimentos?

Primeiramente, precisamos saber como é feita a compostagem de alimentos, e para que ela serve, antes de prepararmos nossa composteira. A compostagem de alimentos é uma técnica aplicada para ajudar na decomposição dos alimentos. Essa decomposição produz dois adubos muito favoráveis para o cultivo. Esses dois adubos se tratam do chorume e do húmus.

Como fazer uma composteira caseira?

Antes de tudo, é importante saber que existem diversas maneiras de estar produzindo uma composteira caseira. Uma dessas formas é com garrafa PET. A compostagem de alimentos através da garrafa PET tem se tornado crescente por conta da facilidade da produção dessa composteira.

Para prepararmos a composteira caseira será necessário o uso de duas garrafas PET, porém, é importante que as mesmas possuam tamanhos iguais. Isso pelo fato de o encaixe ser mais preciso entre as duas.

Após a escolha das garrafas, faça um corte na parte inferior. Essa parte será responsável por receber o chorume da compostagem. Em seguida, faça um corte novamente na parte inferior da garrafa. Porém, desta vez, é importante que o corte seja feito na marcação próxima ao fundo da garrafa. Após isso, a parte abaixo da garrafa servirá como tampa para a composteira. Já a parte superior será encaixada junto a inferior e tampada com o fundo da garrafa PET. Veja abaixo como deve ser feita.

Composteira caseira - Fonte Portal Atualizei.
Composteira caseira – Fonte Portal Atualizei.

Quais cuidados a se tomar ao preparar uma composteira?

Conforme o blog do UOL em uma matéria publicada em 8 de junho de 2021 por Giacomo Vicenzo reforçou alguns alimentos que não podem se adicionar na compostagem e deu algumas dicas sobre composteira. Veja a seguir e não se esqueça de acompanhar o nosso Portal Atualizei para ficar por dentro das novidades.

Imagem - UOL.
Imagem – UOL.

 

Uma das principais dúvidas ao se preparar uma composteira é sobre quais alimentos usar na hora da compostagem e quais não devem ser usados. Assim, os alimentos recomendados para a compostagem são cascas de batatas, folhas de repolho, folhas secas, serragem, cascas de frutas, dentre outros. Porém, os alimentos que não podem se adicionar na compostagem são alimentos cítricos como limão ou laranja. Além destes, o alho, cebola e alimentos derivados do trigo como também não podem se usar.

Avalie este post post

Mostrar mais

Carlos Eduardo

Nascido em Mato Grosso, amante da comunicação e literatura, redator, gestor de criptoativo e torcedor do Flamengo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo