Agro

Guia prático de plantio de cenoura em vasos; confira agora 

Salvador, 8 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Daucus carota, conhecida popularmente como cenoura, é uma espécie pertencente à família das apiáceas, com origem na região asiática e europeia. Cultivada durante milênios, a cenoura possui a raiz do tipo tuberosa, sem ramificações, alongada, em formato cilíndrico, com coloração alaranjada, embora também possa se apresentar nas cores branca, amarela, vermelha ou roxa.

Com sabor adocicado, a raiz é amplamente utilizada no preparo de diversos pratos, além de ser rica em vitaminas, minerais e propriedades essenciais para a manutenção da saúde. Portanto, nada melhor que aprender a cultivar cenoura em vasos, tendo a hortaliça sempre disponível no seu canteiro. 

Assim, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo do plantio de cenoura em vasos, de maneira fácil e com bons resultados na colheita. Desta maneira, continue conosco e confira o passo a passo do plantio em vasos, os cuidados essenciais com a planta e tudo sobre a colheita das cenouras.

Plantar cenoura em vasos 

Para realizar o plantio da cenoura em vasos, é essencial adquirir um recipiente com pelo menos 10 cm de altura por 15 de largura, que possua furos na base. Ademais, monte a camada de drenagem ao fundo do recipiente, que pode ser conduzida a partir da utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim. Ainda, para evitar a passagem de substrato e pedriscos para o fundo do recipiente, aposte na utilização de uma manta geotêxtil.

O solo para o plantio das cenouras deve ser fértil, com boa drenagem e livre de torrões ou pedriscos. Portanto, o substrato pode ser feito a partir do mix utilizando uma parte de terra vegetal, uma de areia, para uma parte de adubo orgânico, como esterco curtido ou húmus de minhoca. 

Após preparar adequadamente o vaso, faça covas com cerca de 0,5 cm de profundidade e acomode as sementes da cenoura, seguindo a instrução da embalagem de acordo com a variedade de escolha. Finalize cobrindo delicadamente com o restante do substrato e faça a rega com auxílio de um borrifador. 

Cenoura em vasos (reprodução Canva Pro)
Cenoura em vasos (reprodução Canva Pro)

Cuidando do cultivo 

Para haver o pleno desenvolvimento das cenouras, é essencial proporcionar à planta uma rotina de cuidados. Logo, conforme Bianca Alves, em 2 de junho de 2021, em colaboração com a revista Casa Vogue, as cenouras necessitam de bastante iluminação solar. Deste modo, disponha o vaso das cenouras em locais que haja luz solar direta durante algumas horas.

Ademais, a irrigação deve ser regular, deixando o substrato sempre úmido, porém, sem encharques. Além do mais, para otimizar o crescimento das cenouras, você pode apostar em adubação orgânica a cada 15 dias. Assim, utilizando húmus e minhoca, esterco curtido, casca de ovo triturada, por exemplo.  

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Colhendo as cenouras 

A colheita das cenoura em vasos pode variar de acordo com a variedade de escolha. Mas, geralmente esse processo ocorre entre 80 a 110 dias após o processo de semeadura. Assim, para saber se está no período certo para colhê-las, o Portal Atualizei indica observar as folhas antigas, que começam a amarelar.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo