Adubo

Qual o melhor adubo para rosa do deserto? Saiba como fertilizar a espécie de forma simples, veja

Salvador, 16 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – A rosa do deserto é uma das espécies mais famosas em todo o país. A beleza encantadora das flores, assim como sua manutenção descomplicada são os grandes responsáveis pela alta popularidade. Porém, uma das dúvidas referentes aos cuidados básicos para cultivá-la diz respeito à fertilização. Logo, qual o melhor adubo para rosa do deserto?

Nativa do continente africano, o arbusto suculento costuma ser plantado em vasos semelhantes ao do bonsai. Desse modo, a espécie pode se desenvolver até mesmo em solos pobres, mas a adubação faz toda a diferença em seu crescimento, especialmente, na floração. Confira abaixo os melhores tipos de adubo para rosa do deserto e saiba como fertilizá-la de forma que ela sempre esteja saudável.

Adubo para rosa do deserto (Reprodução Canva)
Adubo para rosa do deserto (Reprodução Canva)

Adubo para rosa do deserto

O melhor adubo para a sua rosa do deserto vai depender do objetivo que você busca alcançar durante o cultivo da espécie. Lembre-se que existem três macronutrientes essenciais para a maioria das plantas: nitrogênio, fósforo e potássio, os quais você pode variar de acordo com as necessidades.

Por exemplo, se você quer fazer a rosa do deserto crescer ao máximo nos primeiros anos, produzindo folhas bonitas e vistosas, a dica é investir em fertilizantes com uma maior concentração de nitrogênio. Contudo, se o propósito é estimular o florescimento, o excesso de nitrogênio pode prejudicar o processo. Nesses casos, então, aposte nos nutrientes diretamente relacionados com a produção das flores, como o potássio, cálcio e fósforo.

De maneira geral, para manter a saúde da rosa do deserto, principalmente se a espécie já alcançou seu amadurecimento, os produtos ideais são aqueles que fornecem os nutrientes de forma equilibrada para a planta. Desse modo, você não deve usar os adubos que trazem algum nutriente em destaque com frequência, sempre revezando-os com outros componentes balanceados.

Outrossim, invista em adubos de liberação gradativa. A justificativa para isso é que a rosa do deserto possui crescimento lento e, por isso, se beneficia mais absorvendo os nutrientes de forma progressiva. Além disso, esse tipo de fertilizante também representa um risco menor de queimaduras nas raízes, o que pode ser bastante prejudicial para a espécie.

Adubo para rosa do deserto (Reprodução Canva)
Adubo para rosa do deserto (Reprodução Canva)

Orgânico ou químico?

Os adubos orgânicos costumam ser mais completos, além de possuírem a vantagem de permitir a reutilização de materiais de origem biodegradável que seriam descartados. Entretanto, é muito difícil produzir ou adquirir um composto orgânico naturalmente equilibrado, o que não é tão interessante para a rosa do deserto. Assim, você pode optar pelos adubos químicos, como o NPK, em uma proporção 10-10-10 para o uso cotidiano, variando as concentrações dos nutrientes quando preciso.

Ainda assim, você pode investir em adubos orgânicos caseiros para fertilizar a sua rosa do deserto. Farinha de osso, cascas de ovos moídas, casca de banana e esterco curtido diluído são boas opções naturais para adubar o solo e repor os nutrientes que a espécies costuma demandar.

Qual o melhor período para fazer a adubação?

As rosas do deserto entram em um período de dormência durante as estações mais frias (outono e inverno). Logo, o momento ideal para fazer a adubação é quando a planta está em atividade, ou seja, no início da primavera, quando a espécie se encontra na fase de crescimento. Quanto a frequência de uso dos adubos, mantenha intervalos de 2 a 3 meses a cada aplicação para não prejudicar o solo.

Outros cuidados

Agora que o site Portal Atualizei te contou tudo sobre como fertilizar a sua rosa do deserto, que tal relembrar como fazer a manutenção da espécie e deixá-la sempre charmosa? Antes de mais nada, não esqueça que essa planta ama sol e calor e deve ser cultivada em um ambiente com abundante luz natural e que permita que ela receba no mínimo 6h diárias de raios solares diretamente, segundo Thaís Nauara em matéria para o site g1, em 14 de agosto de 2022.

Imagem g1
Imagem g1

 

Ademais, mantenha o solo úmido, mas sem exageros, já que a espécie não tolera excesso de umidade. Assim, sempre verifique se o substrato está seco antes de regar. Depois, é só aplicar o adubo para rosa do deserto e observar essa belíssima planta crescer, florescer e trazer mais vida ao seu jardim.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo