Jardim

Ficus-lyrata: conheça essa espécie queridinha das decorações rústicas e saiba como cultivar

Salvador, 27 de novembro de 2022, por Janaina Brito – Já pensou em dar um toque rústico na sua decoração com plantas tropicais? Então, você precisa conhecer a ficus-lyrata. Originária do continente africano, essa belíssima espécie possui cultivo descomplicado e vem ganhando popularidade como a opção perfeita para ambientes internos.

Suas folhas verdes e robustas, assim como seu porte versátil, são capazes de trazer mais vida e charme a qualquer espaço. Por isso, a ficus-lyrata é tão famosa dentro do estilo Urban Jungle de decorações. Ficou interessado? Confira abaixo como começar a cultivar essa espécie e conheça todos os cuidados necessários para mantê-la bonita e saudável.

Ficus-lyrata (Reprodução Canva)
Ficus-lyrata (Reprodução Canva)

Como fazer muda de ficus-lyrata?

A principal forma de propagação da planta é através de estacas de caule, visto que, germinar as sementes de fícus-lyrata pode ser bastante difícil. Assim, comece selecionando um ramo saudável e corte o caule com cerca de 30 a 40 cm, retirando as folhas e mantendo apenas uma.

Em seguida, coloque o tronco em um vaso com água limpa e posicione o recipiente em um local que receba luz intensa, mas, de forma indireta. O ideal é trocar a água do vaso sempre que ela parecer turva. As raízes vão começar a se desenvolver a partir de saliências brancas, que você pode notar na base do caule após algumas semanas.

Plantio

Quando as raízes atingirem cerca de 5 cm, você pode plantar a muda em seu local definitivo. Escolha um vaso de chão de tamanho adequado, lembrando que o ideal é que ficus-lyrata possa crescer até 2 m de altura, podendo alcançar 3 m. Além disso, quanto ao solo, a espécie não faz grandes exigências e consegue se adaptar a diferentes substratos.

Porém, prefira investir em solos bem drenados. Faça a primeira rega e mantenha o solo úmido durante os primeiros meses de desenvolvimento. Agora que você já sabe como começar a cultivar, o site Portal Atualizei te mostra como cuidar da sua ficus-lyrata.

Iluminação e regas

A fícus-lyrata gosta de climas quentes e úmidos, mas são resistentes a condições de cultivo não ideais. A principal dica é fornecer iluminação abundante, contudo, de forma indireta. Ademais, a planta também se beneficia com sombra parcial em certos momentos do dia, como durante o sol mais forte da tarde, visto que os raios diretos podem causar queimaduras nas folhas. A falta de luminosidade também retarda o crescimento da espécie, logo, o melhor a se fazer é procurar equilíbrio.

Outrossim, a planta gosta de umidade, porém, não tolera solos encharcados, o que pode apodrecer as raízes. Desse modo, o segredo é apostar em uma quantidade moderada de água, para que as folhas continuem verdes e brilhantes. Regue um pouco mais entre a primavera e o outono, quando a espécie está crescendo, em caso de solo seco, e diminua a frequência durante o inverno.

Segundo, a redação do site Casa, em 27 de maio de 2022, caso você more um uma região que sofre com climas secos, uma dica é borrifar um pouco de água na sua ficus-lyrata para mantê-la confortável e hidratada. Além disso, evite locais com ventos fortes, assim como cômodos com ar condicionado.

Publicação do site casa.abril.com.br sobre o cultivo de ficus-lyrata - Imagem portal Abril
Publicação do site casa.abril.com.br sobre o cultivo de ficus-lyrata – Imagem portal Abril

Adubação e podas

Adubar a ficus-lyrata significa fortalecer a planta, em especial, durante os períodos em que ela está crescendo. Logo, não deixe de aplicar fertilizantes ricos em nitrogênio durante as estações mais quentes. Durante o inverno, não costuma ser necessário fazer adubação.

Quanto às podas, cultive uma rotina de cuidados, retirando manualmente ou cortando folhas danificadas e descoloridas (amarronzadas), assim como ramos excessivos crescendo de forma irregular. Além de manter o bom aspecto da planta, você também permite maior ventilação.

Ficus-lyrata (Reprodução Canva)
Ficus-lyrata (Reprodução Canva)

Outros cuidados

Alguns outros truques podem fazer toda diferença durante a manutenção da ficus-lyrata. Por exemplo, girar o vaso da planta com o passar dos dias, em interiores, permite que ela cresça de maneira mais uniforme, já que todas as estruturas estarão recebendo a mesma quantidade de luz solar.

Ademais, crie o hábito de sempre limpar as folhas com um pano úmido, retirando a poeira, para que elas pareçam mais vistosas. Esse passo também faz com que elas aproveitem melhor os raios solares que recebem.

Por fim, talvez seja necessário replantar a ficus-lyrata com o passar dos anos. Nesse caso, selecione um vaso um pouco maior que o anterior e faça o transporte para o novo recipiente, preenchendo os espaços com substrato. A espécie cresce relativamente rápido e pode alcançar um porte significativo. Assim, se a sua planta já está madura, apenas troque o substrato mais superficial a cada primavera.

Viu como é simples cultivar e cuidar da ficus-lyrata? Incremente a decoração da sua casa com essa magnífica espécie, que fica ainda mais charmosa em um cômodo onde ela será o destaque. Entretanto, atenção! A planta é tóxica para animais domésticos, então, se você possui pets, mantenha-os longe dessa figueira.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo