Horta

Cultivar temperos em vaso; veja como é fácil ter essas especiarias em casa

Salvador, 24 de novembro de 2022, por Janaina Brito – O que faríamos sem as especiarias, não é mesmo? A hortelã, o alecrim, a salsa, o coentro e muitas outras plantas, já têm se tornado produtos indispensáveis na mesa do brasileiro. Afinal, os temperos naturais são elementos essenciais para dar potência e sabor para as refeições do dia a dia. Com uma tendência maior de cultivos sendo realizados no ambiente de casa, cultivar temperos em vasos, jardineiras, ou até mesmo em mini hortas, é cada vez mais uma realidade.

A enorme praticidade de ter essas hortaliças sempre fresquinhas à nossa disposição para preparar refeições, é simplesmente perfeito. Por isso, caso você ainda não tenha a prática de cultivar temperos em casa, é bom já ir repensando essa atitude.

Entretanto, que fique claro, cultivar não é uma tarefa tão simples. Afinal, não é apenas plantar de qualquer jeito esses temperos, é preciso saber cultivá-los com o fim de que se tenha um bom plantio e desenvolvimento. Para isso, separamos tudo o que você precisa saber para começar o quanto antes a sua plantação. Confira como cultivar temperos em vaso no texto abaixo:

Cultivar temperos (Reprodução: Canva)
Cultivar temperos (Reprodução: Canva)

Escolha o vaso certo para cultivar temperos

Antes de tudo, para cultivar com exatidão e eficiência os temperos em vaso, é necessário escolher um bom modelo. De acordo com o site Abril, texto de Larissa Faria, escrito em 30 de outubro de 2020, o tipo de vaso ideal para ser utilizado no cultivo, vai depender especificamente do espaço que você tem. Dessa forma, existem boas opções de materiais de recipientes como, por exemplo, o polietileno. Esse tipo de material é mais fácil para carregar e mover o recipiente pelos espaços da casa e deixar o tempero sob a luz do sol mais facilmente.

Imagem: site Abril
Imagem: site Abril

Como plantar temperos em vaso

Agora que você já escolheu o vaso ideal para o cultivo dos seus temperos, chegou a hora de pôr a mão na massa e trabalhar. Para guiar você nessa tarefa, o site Portal Atualizei separou tudo o que você precisa saber para começar a sua plantação de forma rápida e prática. Vamos conferir?

Escolha um bom local para o cultivo

Para quem está começando a plantar temperos em vasos, é muito comum cometer o erro de cultivá-los em um local com pouca incidência de sol. Boa parte das plantas se desenvolvem muito melhor em ambientes que possuam calor e claridade. Sendo assim, dê preferencia a manter o tempero nesse tipo de local durante o cultivo.

Prepare a terra para o plantio

Antes de realizar o plantio, é fundamental preparar a terra para um melhor desenvolvimento da planta. O mais recomendado é usar três camadas. A primeira delas é a camada de drenagem que compreende em uma faixa de argila expandida, de brita ou cascas de telha, e sendo finalizada com a manta de drenagem. A segunda camada é a de substrato. E a terceira, após o plantio das sementes ou mudas, é a cobertura com folhas secas ou cascas de pinus para evitar a evaporação da água.

Faça a rega dos temperos de forma correta

Por último, ao cultivar temperos é muito importante estar atento com a frequência e a necessidade de rega de cada tipo de planta. Um dos erros mais comuns é o excesso de água. No caso dos temperos, devido a alta incidência de sol, é fundamental manter as folhas umedecidas para que fiquem sempre frescas.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo