Horta

Confira agora o guia completo para iniciantes de como plantar em vasos 

Salvador, 31 de outubro de 2022, por Raíly Fortunato – Para quem deseja possuir algum cultivo em casa, seja de espécies floríferas, frutíferas, hortícolas, etc, e dispõe de pouco espaço, é essencial saber como plantar em vasos. A alternativa é ideal não apenas para quem não possui canteiros ou quintais, mas, também para quem deseja apostar na decoração de plantas em ambientes internos. Mas, para que as espécies tenham sucesso em seu crescimento em vasos, é essencial saber prepará-los adequadamente. 

Portanto, reunimos para você em nosso conteúdo, o guia completo e simplificado para você aprender de uma vez por todas a plantar em vasos. Assim, compartilhe nosso conteúdo para os jardineiros iniciantes e os deixe por dentro de todas as dicas para um plantio em vasos de sucesso. 

Escolher um vaso com furos 

 O primeiro passo para realizar o plantio em vasos, independentemente da espécie de escolha, é selecionar um vaso com furos na base. Esses furos são essenciais, pois permitem  escoamento da água resultante do processo de irrigação. Sem os furos, a água ficaria acumulada no substrato, encharcando o sistema radicular, causado fungos nessas raízes e, consequentemente, levando ao apodrecimento da planta. Portanto, é o primeiro aspecto a verificar ao adquirir um vaso de plantas. 

Preparar a camada de drenagem 

Ademais, conforme o site Leroy Merlin, em 25 de agosto de 2021, o fundo do vaso deve conter a camada de drenagem. Essa camada, feita com materiais que possuem partícula maiores que o substrato, proporcionam o escoamento rápido da água do fundo do recipiente, permitindo que o líquido fique menos tempo em contato com as raízes da planta.

Imagem Leroy Merlin
Imagem Leroy Merlin

 

Portanto, essa camada pode ser realizada a partir da utilização de materiais mais grosseiros, como a argila expandida ou britas de jardim, preferencialmente. Caso você não possua essas opções, cacos de telha ou pedaços de isopor também cumprem a mesma função.  

Plantar no vaso (reprodução Canva Pro)
Plantar em vasos (reprodução Canva Pro)

Preparar o substrato 

O substrato é a base que acomodará a planta e dará o aporte nutricional necessário para o seu crescimento, portanto, deverá ser devidamente preparado. Embora cada espécie possua a sua necessidade, a maioria exige um soo leve, com boa drenagem e bom conteúdo nutricional.

Desta maneira, existe uma mistura universal que atende a maioria dos cultivares. Assim, o Portal atualizei indica a mistura de 2 partes de terra vegetal, dua partes de adubo orgânico de sua preferência, que pode ser húmus de minhoca ou esterco bovino curtido, por exemplo, para 1 parte de areia.  

Plantar e finalizar 

Assim, após preparar devidamente o recipiente, preencha-o com o mix de subtrato, deixando um recuo da borda. Após esse processo, é hora plantar em vasos. Logo, escolha a muda de preferência e remova o plástico ou recipiente delicadamente, de modo que não desmanche o torrão. Finalize completando com o restante do substrato e fazendo a rega, aguando a planta até que a água escoe pelos furos do vaso. Por fim, você pode adicionar pedras-seixo ou casca de pinus com camada de cobertura que, além de dar um charme ao vaso, também ajuda  a manter a umidade da terra.  

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo