Horta

Aprenda como cultivar alecrim na sua casa sem dificuldade; veja

Salvador, em 7 de novembro de 2022, por Mayara Porto. – O alecrim, de nome científico Salvia rosmarinus, é uma planta aromática extremamente versátil e conhecida, que pode ser utilizada para fins culinários, medicinais e até cosméticos. Essa erva possui efeitos calmantes, redutores de ansiedade e que ajudam a focar no trabalho. Além disso, há quem diga que traz felicidade, melhora a digestão, relaxa os músculos, alivia contusões e reumatismo. Ademais, ajuda a proteger a casa da negatividade, afastando as energias ruins. Você sabia de todas essas propriedades?

Visto que é uma planta perene extremamente funcional, o alecrim é uma boa escolha para somar-se à sua horta. Ter um vasinho de uma planta multiuso sempre tem suas vantagens, não acha?  Se deseja aprender como plantar alecrim e algumas dicas de como cuidar dessa erva aromática, você veio ao lugar certo. Veja abaixo:

Como cultivar alecrim

Originário do mediterrâneo, o alecrim é uma planta com o ciclo perene e que não tem restrições quanto à sua época ideal de plantio, pois, cresce bem em todas as estações. É uma erva resistente a altas temperaturas e pode crescer até atingir cerca de dois metros de altura.

Alecrim (Reprodução Canva Pro)
Alecrim (Reprodução Canva Pro)

Propagação

O método de propagação mais utilizado com o alecrim é a estaquia. Pode-se utilizar um ramo maior seccionado ou rebentos novos. Em seguida, deve-se retirar as folhas e plantar a estaca com pelo menos 2 gomos enterrados no substrato.

A propagação por semente também é utilizada, mas, como é mais demorada, não tem muita utilização. Caso opte por propagar via seminal, adquira as sementes em uma loja de jardinagem e realize a semeadura.

Substrato

Na hora de plantar o alecrim, dê preferência a locais com solo leve e bem drenado. No caso do plantio em vasos, faça uma camada drenante de 2 dedos de argila expandida e cubra com manta bidim. Em seguida adicione um substrato composto por terra vegetal e areia de rio. Nós, do Portal Atualizei, recomendamos a adição de adubos orgânicos ao substrato na hora do plantio como torta de mamona ou bokashi.

Alecrim em vaso (Reprodução Canva Pro)
Alecrim em vaso (Reprodução Canva Pro)

Manejos do cultivo de alecrim

A luminosidade ideal do alecrim é ter luz direta por cerca de 3-4 horas diárias. Por ser uma planta de origem mediterrânea, aguenta altas temperaturas e não gosta de locais frios. Conforme contribuição de Camila Santos, em 9 de julho de 2021, ao site Casa Vogue, a orientação é que as regas dessa especie aromática deve ser feita apenas quando o solo estiver bem seco, para não encharcar o alecrim. Nunca regue diariamente, pois, a planta não gosta de excesso de umidade, 2-3 vezes por semana bastam.

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

 

Agora cabe a você por a mão na terra e iniciar o seu cultivo de alecrim, para ter sempre à disposição, na sua casa, essa maravilhosa erva. Esperamos ter contribuído de maneira positiva para a sua nova tarefa como jardineiro(a).

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo