Salvador, em 25 de dezembro de 2022, por Mayara Porto – O Zingiber officinale, conhecido popularmente como gengibre, é uma espécie herbácea e perene, oriunda da família das Zingieráceas. A planta possui um caule articulado e um rizoma ramoso e carnoso, de coloração amarelada e sabor picante e refrescante, parte mais apreciada da planta, a famosa raiz de gengibre. Assim, de modo a possuir a espécie em seu canteiro doméstico, é hora de saber como plantar gengibre em vasos.
Deseja aprender a plantar gengibre em vasos? Confira, portanto, todo o passo a passo para fazer o plantio do gengibre em casa, de forma simplificada. Logo, continue a leitura e confira todas as dicas para o plantio, os cuidados básicos e a melhor época para colher os gengibres. Veja abaixo:
Preparando a muda
Conforme o WikiHow, é preciso primeiramente escolher um rizoma para servir como muda. Assim, adquira um pedaço do gengibre firme e saudável. Após, verifique se a raiz está com boa aparência, livre de fungos e deformidades.
Imagem: WikiHow
Em sequência, corte o rizoma em pedaços, caso deseje cultivar mais de uma muda da planta. Além disso, uma dica para acelerar a criação dos brotos é deixar o gengibre submerso em água morna no período noturno, por cerca de 2 noites.
Plantio do gengibre em vasos
Após o preparo da muda, é hora de conduzir o plantio em vasos. Assim, o vaso de escolha deve ter cerca de 30 cm de profundidade e furos em sua base. Garanta que o fundo do vaso tenha a camada de drenagem, montada com argila expandida e manta bidim.
O substrato para o plantio deve ser leve, com bom perfil de drenagem e rico em material orgânico. Logo, misture terra vegetal, areia e húmus de minhoca, conferindo leveza e nutrientes à mistura.
Após o preparo do vaso, faça pequenas covas e acomode os pedaços cortados de gengibre a 3 cm de profundidade, mantendo os botões no lado externo. Em seguida, finalize cobrindo os rizomas, mas sem tampar totalmente os botões, preservando uma pontinha para fora. E, por fim, regue-o, deixando o substrato úmido.
Manejos do gengibre
O rizoma necessita de uma boa rotina de cuidados. Desta maneira, priorize manter o vaso da planta em locais com iluminação solar plena e direta. Ainda, para proporcionar uma boa germinação dos botões, mantenha o solo sempre úmido, com auxílio de um borrifador, de modo a não encharcar o solo.
Ademais, a fim de otimizar o desenvolvimento dos rizomas do gengibre, aposte na aplicação mensal de adubos líquidos.
Colheita
Após realizar o plantio do gengibre em vasos, é hora de colher o resultado. Portanto, a colheita geralmente ocorre entre 7 a 12 meses após o plantio. Ademais, o Portal Atualizei indica observar o aspecto das folhas, uma vez que no período certo para a colheita, essas se apresentarão amareladas.