Palmas, 26 de dezembro de 2022, por Keila Mota – Se tem algo que atrai nosso olfato é cheiro de comida. Ainda mais, quando esta é temperada com alho como um autêntico prato brasileiro pede. Mas você sabe conservar o alho sempre fresco para facilitar na hora de qualquer preparo culinário?
Para quem ama usar esse tempero sempre fresco e não curte temperos previamente prontos, preparamos dicas imperdíveis. Então, aprenda agora a conservar o alho e aproveite para deixar suas receitas ainda mais saborosas.
Como conservar o alho fresco por mais tempo?
Antes de mais nada, aos amantes da culinária tradicional preparada com alho dourado e no óleo e perfumando a casa toda, saiba que há um jeito certo para conservar o seu sabor. De acordo com a gastrônoma Zenir Dalla Costa em matéria ao site Uol/Nossa em 9 de abril de 2021, o alho deve ser mantido ao abrigo da luz e em temperatura ambiente.
Dessa forma, nada de guardá-lo na geladeira e tampouco em locais escuros. O ideal é deixar os dentes de alho sem descascá-los em uma fruteira, por exemplo. Assim, é possível conservar o alho por mais tempo fresco, e com o sabor original deste tempero tão atrativo.
É possível ter o alho por até 3 meses e sem o risco de mofo e de novos brotos, se assim ele for armazenado. No entanto, caso o alho murche mais rápido que o esperado, o problema pode ser advindo da colheita. Zenir orienta que o período certo para a colheita desse tempero deve ser em períodos de bastante sol.
Pode deixar alho picado na geladeira?
Agora, para quem deseja mais praticidade, descascar o alho todas as vezes em que for preparar uma refeição, pode ser um problema. Logo, uma boa dica para otimizar o tempo, é conservar o alho devidamente triturado ou picado em um pote.
Contudo, a orientação da profissional é cobrir o alho com um pouco de óleo, a fim de não oxidar o tempero e, ainda assim, mantê-lo em refrigeração por um curto período. Observar a coloração e o sabor será um direcionamento para saber se ainda está bom, ou não, para ser consumido.
Prepare uma conserva de alho
Uma maneira prática para conservar o alho e conseguir agregar o sabor desse tempero aos pratos, é preparar uma conserva. Desse modo, anote o que você vai precisar:
- 2 folhas de louro ou 2 ramos de alecrim lavados e secos;
- 500 gramas de alho;
- Pimenta-do-reino a gosto (em grãos);
- Sal a gosto;
- Azeite de oliva extravirgem (quantidade que ultrapasse cerca de dois centímetros acima do nível dos alhos;
- Pote de vidro esterilizado (próprio para água fervente em banho-maria).
Modo de fazer
Primeiramente, descasque os alhos e coloque-os no pote juntamente com o azeite. Em seguida, adicione os demais ingredientes e leve o vidro à fervura em banho-maria por aproximadamente 40 minutos.
Após, tampe o pote e aguarde esfriar para, só então, levar à geladeira. Por fim, aguarde alguns dias para o sabor entre os ingredientes se intensificar. Como resultado: sabor de alho leve e tempero sempre à mão.
E, você? Qual sua técnica preferida para conservar o alho aí na sua casa? Enfim, espero que tenha gostado destas dicas e, para mais conteúdos, continue aqui no Portal Atualizei.