Salvador, 24 de outubro de 2022, por Raíly Fortunato – O lírio-da-paz, também conhecido cientificamente por spathiphyllum wallisii, é uma espécie pertencente à família das aráceas. Com origem na América do Sul, o lírio possui folhas verde-escuras e brilhantes, com consistência coriácea. As flores por sua vez, são brancas em formato de espada e sem perfume. Portanto, é uma espécie extremamente ornamental, perfeitas para compor projetos paisagísticos de decoração interna.
Assim, para quem deseja possuir o lírio-da-paz em sua decoração, existem alguns truques essenciais durante o cuidado da planta, que as conferem um melhor desenvolvimento e floração. Compartilhe também nosso conteúdo para os amantes de jardinagem e os deixe também por dentro das melhores dicas, veja abaixo.
1. Deixar os lírios-da-paz em meia sombra
Embora o lírio-da-paz seja uma espécie teoricamente adepta à iluminação indireta, portanto, bastante utilizados na decoração de ambientes, esse fato influencia na má formação das flores. Conforme Silva Montico, em colaboração com o site Uol, em 02 de outubro de 2021, um truque para reverter esse problema é realizar a rustificação.
Esse processo, por sua vez, consiste em transacionar, lentamente, a planta do ambiente totalmente sombreado para um local com sol. Ou seja, é realizar a adaptação da planta em um novo local. Assim, gradualmente, mantenha o seu lírio-da-paz em ambientes que batam sol no início da manhã ou finalzinho da tarde, fazendo com que a planta dê flores brancas com o tempo.
2. Fazer a troca do vaso
Outro truque essencial para garantir o pleno desenvolvimento do lírio-da-paz é realizar a troca de vaso periodicamente. Os lírios podem ficar grandes demais para o vaso original, expondo suas raízes na superfície ou ficando amarelas sem motivo aparente, assim, prejudicando a saúde da planta e, consequentemente, estagnando o seu desenvolvimento saudável.
Portanto, o Portal Atualizei recomenda a mudança de vaso do lírio-da-paz anualmente para um vaso com 5 cm de diâmetro maior que o anterior, assim, as raízes terão mais espaço para se desenvolver. Ainda, durante a troca do vaso, atente-se também quanto ao substrato, uma vez que esse deve ser leve e bem drenado, que pode ser feito com a mistura a base de terra vegetal, areia e perlita, por exemplo. Não esqueça também da montagem da camada de drenagem ao fundo do vaso, com a utilização de argila expandida.
3. Apostar numa adubação equilibrada
Por fim, um último truque excepcional que garante um bom desenvolvimento e floração do lírio-da-paz é apostar numa adubação equilibrada. Embora muitos pensem que a espécie possua certa rusticidade e pouca exigência em aporte nutricional, o lírio-da-paz necessita de um cronograma de adubação. Assim, realize uma mistura com 2 partes de esterco bovino curtido ou húmus de minhoca, para uma parte de farinha de osso triturada. Após esse processo, incorpore cuidadosamente o conteúdo misturado lentamente ao solo, misturando com o substrato já presente.