Salvador, em 02 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. – A orelha-de-gato, de nome científico kalanchoe tomentosa, é uma suculenta singular de folhagem muito curiosa, peludinha e com um formato que lembra facilmente várias orelhas de gatinhos. A espécie, pertencente à família crassulaceae, é oriunda das ilhas de Madagascar e, diferente da maioria das suculentas, pode ser cultivada em ambientes internos.
Você já conhece essa suculenta? Sabe como cuidar dela? Continue a leitura do nosso material e aprenda várias dicas de manejos e tratos, bem como a maneira certa de propagar e plantar a orelha-de-gato. Veja abaixo:
Propagação
A orelha-de-gato, também conhecida como orelha-de-panda, por apresentar uma textura diferenciada nas folhas, com essa pelagem fina, acaba sendo mais difícil propagar, mas não é impossível. Sendo assim, certifique-se de remover a folha inteira da planta matriz e não deixá-la se quebrar, sob o risco de a técnica não funcionar.
Ademais, após ter retirado as folhas, enterre as pontas no solo, ao invés de só posicionar sobre a terra e, assim, ela irá enraizar. Com o tempo, nessa folha irá surgir um novo broto e daí se desenvolverá a nova planta.
Substrato ideal para a suculenta
Conforme Bruna Cezario, em 29 de novembro de 2021, no blog Casa e Jardim, a orelha-de-gato exige um solo seco, poroso e bem drenado, que pode ser composto por carvão triturado, perlita e casca de arroz carbonizada. Bem como, você pode adquirir um substrato preparado para cactos e suculentas, que se encaixará perfeitamente nas exigências da planta.
Exigência de luz solar
A iluminação ideal para essa planta é de luz solar indireta. Diferente da grande maioria das suculentas, a Kalanchoe tomentosa não se adapta bem ao sol direto e pode acabar se queimando facilmente nele. Ademais, caso ela fique num ambiente interno sem luz solar indireta, ela pode murchar e morrer.
Portanto, nós do Portal Atualizei recomendamos a observação continua das folhas para saber se o local está adequado. Caso as folhas estejam queimando e ficando marrons, significa que ela está recebendo muita luz solar intensa e, caso ela esteja murcha, significa que precisa de mais luz.
Irrigação adequada
Essa planta tem uma baixa necessidade de irrigação, pois aprecia o solo mais seco do que úmido. A irrigação deve acontecer em dias alternados ou a cada 2 dias, dependendo da temperatura do local de cultivo. É sempre indicado que haja a camada de drenagem no fundo do vaso para facilitar o escoamento da água e não prejudicar as suculentas.
Floração da orelha-de-gato
Suculentas geralmente demoram anos para florescer. Então, se a sua ainda não floresceu, tenha calma! Todavia, no caso da orelha-de-gato, especificamente, é necessário que a plana receba bastante luz e que seja luz preferencialmente nascente (pela manhã) para evitar a queima das folhas da planta.