Salvador, 27 de outubro de 2022, por Raíly Fortunato – A tagete-anã, conhecida popularmente por tagete ou cravo-de-defunto, é uma planta pertencente à família das asteráceas, originária na América do Norte. Com flores amarelas, laranjas, vermelha-alaranjada, ou uma mescla das duas cores, a planta possui um aroma específico e possui floração abundante. A tagete é bastante utilizada no jardim em cultivo com outras espécies por serem conhecidas como “amiga das plantas”. Assim, confira o guia completo de plantio do tagete.
Reunimos para você, em nosso conteúdo, um guia completo de como cultivar a tagete em seu jardim, de forma simples e eficaz. Assim, continue conosco e confira a função da planta, como realizar seu plantio e os cuidados essenciais, veja abaixo.
Tagete: amiga das plantas
Bastante utilizada na canteiro de plantas acompanhando outros cultivos, a tagete é considerada a protetora das plantas. Isso ocorre, pois, as secreções naturais das raízes da planta possuem a capacidade de repelir ou matar os nematoides de caráter fitoparasítico, encontrados no solo. Esses nematoides se alimentam das raízes de algumas plantas, podendo levá-las a morte.
Desse modo, a planta é uma planta companheira, de modo que libera suas toxinas. Isso age afastando os pequenos invasores e, consequentemente, protegendo as demais espécies do canteiro.
Como plantar a tagete
Conforme o site Wiki How, o plantio da tagete pode ser efetuado através do processo de semeadura. Portanto, inicie adquirindo sementes de qualidade, semeando-as em sementeiras. O substrato para germinação, por sua vez, precisa ser leve e de boa drenagem. Desta maneira, realize uma mistura com terra vegetal e húmus de minhoca em proporções iguais.
Após esse processo, preencha a sementeira com o substrato e realize a semeadura a0,5 cm de profundidade, cobrindo delicadamente com o restante do conteúdo e finalize com a rega. Após as mudas atingirem cerca de 15 cm, transplante-as para o canteiro de plantas. Assim, cave um buraco no solo com profundidade média de 15 cm, removendo os torrões e pedriscos, e acrescente a mesma mistura do substrato supracitado. Faça uma cova no centro e acomode a muda da tagete.
Cuidando da planta
Após realizar aprender a como realizar o plantio da tagete aqui no Portal Atualizei é essencial manter uma rotina de cuidados com a planta, de modo que haja um desenvolvimento satisfatório. Portanto, plante-a estrategicamente em locais em que haja disponibilidade de iluminação por algumas horas durante o dia.
O solo, por sua vez, deve estar sempre úmido, porém, sem encharques. Ademais, para otimizar a floração, você pode apostar em fertilizantes a base de NPK 20-10-20, seguindo as orientações do fabricante, adubando-a uma vez ao mês. Além do mais, realize a poda de limpeza, removendo as flores e folhas murchas com auxílio de uma tesoura de jardinagem.