Colatina, 28 de dezembro de 2022, por Jamilli Alves – Faça a sua manteiga de amendoim caseira e economize dinheiro. Famosa entre os adeptos da malhação, esse é um alimento cheio de nutrientes, mas, com um valor um pouco salgado.
Ao fazer sua manteiga de amendoim caseira você pode variar sua receita com mais especiarias e sabores. Assim, além da economia, ainda é possível ganhar mais versatilidade e adaptar esse alimento ao seu gosto pessoal de forma barata e muito fácil.
Receita de manteiga de amendoim caseira
Muita gente prefere comprar a manteiga de amendoim pronta, pois acredita que o preparo é muito complicado e cheio de ingredientes. Mas, isso está muito longe de ser verdade. Ao contrário, essa receita leva apenas um ingrediente e seu preparo é bem simples. Então, pegue já o ingrediente abaixo:
- 500 gr de amendoim torrado.
Quem quiser, pode acrescentar 120 gr de açúcar à sua manteiga de amendoim caseira. Dessa forma, ela fica mais adocicada, o que agrada a maioria dos paladares. Além disso, é possível usar qualquer tipo de açúcar, por exemplo, o mascavo, o de coco, demerara e, até, mel.
Modo de preparo
Apesar de o amendoim já estar torrado, é preciso aquecê-lo em uma panela. Então, em uma panela, leve o amendoim ao fogo médio e deixe-o torrar até ficar dourado. Em seguida, sem deixar esfriar, leve-o ao processador, caso não tenha, use o seu liquidificador.
Alguns processadores e liquidificadores são mais fracos e não conseguem bater todo o amendoim ao mesmo tempo. Nesse caso, a dica é preparar a receita aos poucos e dividir o amendoim em três ou quatro porções.
Não tem mistério, basta deixar seu amendoim bater até obter uma consistência bem lisa, homogênea e brilhante. Por fim, retire do processador e guarde em um pote hermético. Mas, caso decida incluir açúcar, o mesmo deve ir ao processador junto com o amendoim ainda inteiro, no início do preparo.
Quais são os nutrientes do amendoim?
Além de muito saboroso e versátil, já que o amendoim faz parte de vários tipos de receitas, ele ainda possui muitos nutrientes. Por isso, essa oleaginosa faz sucesso entre aqueles que praticam exercícios físicos e buscam uma maior qualidade de vida.
A reportagem publicada em 10 de janeiro de 2022, de Marina Borges, para a coluna Eu Atleta, do site Globo, que contou com a participação da nutricionista Renata Buzzini, citou quais são os nutrientes que compõem o amendoim.
De acordo com a nutricionista, o amendoim é rico em ômega 3, fitosteróis, proteína vegetal, ácido fólico e minerais como zinco e magnésio. Além disso, a nutricionista informa que a oleaginosa é um alimento termogênico, capaz de estimular um maior gasto de calorias e, por isso, contribuir para a perda de peso.
Quando usar, no pós ou no pré-treino?
Segundo a nutricionista, ingerir amendoim é benéfico tanto no pós quanto no pré-treino. Isso porque, no pré-treino, ele trará mais energia, em razão da elevada quantidade de carboidratos e, no pós treino, devido à presença da proteína vegetal, ajuda a recuperação dos músculos.
No pré-treino, a quantia adequada é de 30 gr, enquanto no pós treino, aumenta-se para 50 gr. Mas, é preciso sempre ter em mente que, a quantidade diária ideal para consumo dessa oleaginosa é de 30 gr, o que equivale a um punhado ou a 1 colher de sua pasta. Assim, sempre consulte seu nutricionista, para que ele possa indicar as quantidade de acordo com sua necessidade nutricional e de treino.
Manteiga de amendoim caseira com cacau, que tal?
A manteiga de amendoim é muito versátil e dá para variar sabores e condimentos segundo o gosto pessoal de cada um. Uma deliciosa forma de variar é agregar à receita duas colheres de sopa de cacau em pó, na hora do preparo, pois, essa união traz mais sabor e nutrientes.
Experimente essa manteiga de amendoim caseira e conte aqui no Portal Atualizei quanto conseguiu economizar com essa delícia. Não esqueça de navegar pelo portal e descobrir muitas outras receitas deliciosas e fáceis de fazer.