Adubo

Guia completo sobre adubos naturais; tudo que você precisa saber antes de usar em sua hortinha em casa

Foz do Iguaçu, 10 de setembro de 2022, por Igor Queiroz – A natureza é bela em diversos sentidos. Seja na expressão das cores e formas ou na diversidade das espécies, as funções de cada componente parecem estar intimamente interligadas. Assim, o que é consumido pode ser reutilizado, favorecendo o ciclo natural das coisas. Assim acontece com os adubos naturais.

Decerto, reaproveitamento é a bola da vez. Isso porque, além de ajudar na economia, coopera para a manutenção e preservação do meio ambiente. Sabendo disso, separamos algumas dicas para que você possa produzir seus próprios adubos naturais e obter saúde por meios cada vez mais seguros e eficientes. Vamos nessa?

Por que adubos naturais?

Nada melhor do que utilizar o que seria descartado como lixo para ajudar a produzir seu próprio alimento. Em suma, cascas de de banana e de ovos, dentre outros restos, disponibilizam nutrientes e nutrem o solo. Assim, para quem tem ou planeja ter uma horta em casa, já saber preparar seus próprios adubos pode ser uma mão na roda.

De fato, muitas receitas caseiras são suficientes para enriquecer o solo de sua horta ou jardim. Contudo, dependendo de alguns tipos de espécies, a adubagem específica é indispensável.

adubos naturais (Reprodução Canva Pro)
Adubos naturais (Reprodução Canva Pro)

Casca de ovo

Fonte de cálcio e outros minerais, as cascas de ovos são excelentes adubos naturais. Ainda, o processo de preparo é simples. Basta, juntar algumas cascas  e triturá-las no liquidificador, ou mecanicamente, com um martelo ou pilão. Chegando à consistência de farofa, basta esparramar tudo sobre a terra.

Reaproveitando o café

Se você, assim como boa parte dos brasileiros, gosta do bom e velho café, uma forma de adubagem natural já está praticamente entregue às suas mãos. De fato, a borra do café é um excelente adubo, conforme afirma Gustavo Frank para o site da UOL em 13 de março de 2021.

adubos naturais (Reprodução Canva Pro)
Adubos naturais (Reprodução Uol)

 

O preparo, ainda, é bem simples. Basta seguir a proporção para a diluição: 100 gramas da borra para cada 1 litro de água. Se forem 200 gramas de borra, são 2 litros de água, e por aí vai. O mais importante é deixar a mistura descansar por uma semana antes de usar como fonte de nitrogênio e carbono.

Todavia, não coloque a borra diretamente na terra, o preparo descrito é necessário. Após isso, basta adicioná-la à terra por meio de um regador ou borrifá-la sobre as folhas das plantas – já que também repele pragas.

Cascas de frutas e verduras

De fato, muita coisa, anteriormente descartável, pode ser reaproveitada. Cascas de abóboras, batatas e cenouras são ricas fontes de vitaminas e ótimas opções para adubos naturais.

Ainda, frutas como a banana, maçã, melancia e goiaba são excelentes substratos. Deve-se triturá-las e dispersá-las sobre a terra. Assim, minerais indispensáveis como cálcio, potássio, manganês e zinco, além de vitaminas, carboidratos e proteínas são disponibilizados à sua horta ou ao seu jardim.

Adubos naturais pouco conhecidos

Além de todas as opções já apresentadas, outro bom instrumento de adubação é o carvão vegetal. Em suma, rico em magnésio, fósforo e cálcio, as cinzas são excelentes formas de nutrir seu solo.

Ainda, o leite pode ser um um ótimo recurso. Isso mesmo, o bom e velho leite. Para utilizá-lo, basta fazer a diluição de 100 ml de leite em 1 litro de água. Assim, você pode dispersá-lo sobre o solo ou borrifar sobre as folhas – possui propriedades antifúngicas.

Assim como os adubos naturais fornecem nutrientes às plantas, o Portal Atualizei, fornece informação de qualidade. Agora, mãos à obra!

Avalie este post post

Mostrar mais

Igor Queiroz Franco

Acadêmico de medicina, designer gráfico e redator.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo