Agro

Pimenta biquinho; um guia completo de plantio e cuidados com a pimenteira na horta doméstica

Salvador, 18 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – A pimenta biquinho, conhecida popularmente por capsicum chinense, é uma espécie pertencente à família das solanáceas, originária aqui no território brasileiro.  A planta dispõe de folhas simples, flores solitárias e numerosas. Os frutos, por sua vez, são pequenos, vermelhos ou amarelados, que não possuem substâncias ardentes. Portanto, de modo a possuir a espécie em sua horta doméstica, confira o passo a passo completo de plantio.

Logo, para diversificar as variedades em seu canteiro, aprenda a cultivar a pimenta biquinho sem dificuldades, sobretudo, obtendo sucesso na colheita. Assim, continue acompanhando o nosso artigo e confira o clima adequado, iluminação e irrigação, plantio e colheita da biquinho.

 

Pimenta biquinho (reprodução Canva Pro)
Pimenta biquinho (reprodução Canva Pro)

Clima

A pimenta biquinho necessita de uma região com clima tropical e subtropical, quente e úmido. Assim, é ideal que o local possua uma faixa de temperatura entre os 18 o aos 34 °C. Por essa razão, em regiões mais frias, conduza o plantio da biquinho em estufas ou aguarde pelos meses que abrangem a primavera e o verão, especificamente, a partir de setembro até meados de fevereiro.

Iluminação e irrigação

Ademais, é preciso atender as necessidades fisiológicas da planta, disponibilizando a quantidade adequada de iluminação e rega à espécie. Assim, mantenha as pimentas sob sol pleno e direto durante algumas horas durante o dia. Apesar de aceitarem meia-sombra é essencial que o local possua alta luminosidade. Quanto à irrigação, o site Petz, em 16 de novembro de 2022, afirma que é preciso controlar a irrigação, pois, o excesso leva ao apodrecimento das raízes. Assim, conduza a rega de modo que o solo fique úmido, porém, sem encharques.

Imagem Petz
Imagem Petz

Plantio da pimenta biquinho

O plantio da pimenta biquinho geralmente se dá por meio do processo de semeadura. Assim, a espécie pode ser semeada tanto em canteiros quanto em vasos ou jardineiras. No caso dos canteiros, revolva o solo removendo pedriscos e torrões, incorporando húmus de minhoca ao solo. Após esse processo, faça covas com cerca de 0,5 cm de profundidade e acomode 3 a 4 sementes por cada cova.

No caso do plantio em vasos e jardineiras, certifique-se que o recipiente contenha furos na base e cubra o fundo com camada drenante. Essa camada, por sua vez, pode ser efetuada através da utilização de argila expandida ou britas de jardim. Ainda, de modo a evitar a passagem de pedriscos e substrato, o Portal Atualizei recomenda acrescentar também um pedaço de manta bidim acima da camada drenante.

Tratos culturais

Para evitar a competição de nutrientes e recursos, remova as plantas invasoras que podem surgir próximas à pimenta biquinho. Ademais, proporcione uma rotina de adubação para a espécie, apostando em conteúdo orgânico como húmus de minhoca ou esterco bovino curtido uma vez a cada 15 dias, ou uma vez ao mês.

Pimenta biquinho (reprodução Canva Pro)
Pimenta biquinho (reprodução Canva Pro)

Colheita

Geralmente, após um mês após a semeadura, ocorre o aparecimento das primeiras folhas. Já a colheita da pimenta biquinho ocorre entre 90 a 120 dias após o plantio, podendo variar conforme as condições de clima e cultivo.

 

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo