Agro

Como plantar a romãzeira em casa; guia completo de cultivo da frutífera

Salvador, 02 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Pensando em cultivar uma frutífera em casa? Você pode apostar no plantio da romãzeira, espécie oriunda da família das litráceas, com origem médio oriental. Essa planta, por sua vez, geram frutos esféricos, de coração amarela ou avermelhada, com uma polpa avermelhada em seu interior, de sabor doce e levemente ácido. Portanto, seu fruto é bastante apreciado no preparo de sucos, geleias e compotas e suas folhas, aproveitadas para preparos de chás.

Assim, de modo a usufruir da utilidade do fruto, você pode aprender a cultivar a romãzeira em seu quintal, de modo simples e eficiente. Portanto, continue conosco e confira o clima adequado para o plantio, como cultivar a planta, além dos cuidados essenciais que irão garantir a frutificação do romã.

Romãzeira (reprodução Canva Pro)
Romãzeira (reprodução Canva Pro)

Ambiente adequado para a romãzeira

O ponto-chave para proporcionar um bom desenvolvimento da romãzeira é que o clima do local de escolha seja correspondente. Assim, embora a frutífera seja adaptável, ela se desenvolve melhor em climas tropicais e mais quentes, acima dos 20 °C.

Quanto à iluminação, garanta que seja plena e direta, pois necessitam do contato com os raios solares para proporcionar o desenvolvimento dos frutos. Assim, faça o plantio em áreas bem iluminadas do quintal, mas proteja a planta dos ventos fortes e excesso de umidade.

Preparo do solo

O solo para o plantio do pé de romã precisa ser leve, profundo, fértil, com conteúdo orgânico, sobretudo, com boa drenagem, uma vez que não toleram solos encharcados. Assim, para garantir o aporte nutricional, aposte numa mistura de terra vegetal, húmus de minhoca e areia de construção.

Preparo das mudas

As mudas podem ser adquiridas em viveiros de plantas, mas você também pode fazê-las a partir de uma árvore-matriz já desenvolvida, através da estaquia. Dessa forma, a remoção das estacas deve ocorrer entre fevereiro e março, período no qua a árvore está em dormência. Assim, corte um galho com pelo menos 20 cm de comprimento, aplicando hormônio enraiador na ponta contendo o corte, facilitando o enraizamento da muda.

Romãzeira (reprodução Canva Pro)
Romãzeira (reprodução Canva Pro)

Plantio

O plantio do pé de romã deve ocorrer durante a primavera. Portanto, caso tenha adquirido a muda da planta em viveiros, remova o excesso de terra que acompanha o torrão da planta com auxílio de água. Após incorporar o substrato ao solo do canteiro, efetue covas com cerca de 60x 60 de profundidade e largura.

Já para o plantio das estacas, conforme site Wiki How, as covas devem ter cerca de 15 cm de profundidade, acomodando cada estaca com o botão voltado para a face exterior. Para os dois métodos, finalize cobrindo-as com o restante do substrato e procedendo à regadura.

Imagem: WikiHow
Imagem: WikiHow

 

Cuidados com o pé de romã

Para que a romãzeira posteriormente produza frutos como o esperado, é preciso manter uma rotina de cuidados. Assim, como já mencionado anteriormente garanta que o local de escolha tenha iluminação solar direta.

Ademais, a rega da romãzeira deve ser constante, sobretudo, durante a fase inicial do crescimento, mas sem gerar o empoçamento do solo. Ainda, para otimizar a floração e frutificação, o Portal Atualizei recomenda a adubação feita a partir de sulfato de amônia no primeiro ano de crescimento.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo