Agro

Manga em vasos; guia completo e simplificado para o plantio da frutífera

Salvador, 5 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – A mangifera indica, também conhecida popularmente por mangueira, é uma árvore frutífera pertencente à família das anacardiáceas, oriundas do território asiático.

A árvore possui uma copa densa, bastante frondosa, com frutos em formato ovoide e alongado, perfumados, casca fina, que pode variar na coloração e polpa fibrosa e adocicada. Assim, de modo a possuir a espécie em sua casa, nada melhor que aprender a conduzir o plantio em vasos de forma prática e eficiente.

Portanto, reunimos para você em nosso artigo o guia completo de plantio da manga em vasos, incluindo as principais dicas para cuidar da frutífera. Assim, continue nos acompanhando e confira as principais variedades de manga, como fazer o plantio em vasos, principais cuidados com a frutífera, como podar a manga, confira abaixo.

Variedades de mangas

Existe uma infinidade de mangas pelo mundo, pelo menos cerca de 1.600 variedades catalogadas. Esses tipos se diferem quanto ao seu tamanho, cor, formato, consistência da polpa e sabor dos frutos, sobretudo, sua adaptabilidade.

No caso dos pomares domésticos, as variedades mais requisitadas são a Palmer, de tamanho grande, casca lisa e suculenta, além da Tommy, um pouco mais doce e menos fibrosa. Não apenas, também existe a Extrema, Itamaracá, e espada. Ou seja, para o seu pomar caseiro, você possui uma extensa lista de variedades, apenas escolha a que mais se adapta em sua região.

Manga (reprodução Canva Pro)
Manga (reprodução Canva Pro)

Plantar manga em vasos

O primeiro passo para plantar manga em vasos é adquirir um recipiente grande, com 20 ou 30 l de capacidade. Esse recipiente de escolha deve conter furos na base, com a presença da camada de drenagem, feita a partir de argila expandida, britas de jardim ou pedaços de telha.

Ademais, coloque também um pedaço de manta geotêxtil acima da camada de drenagem, de modo a evitar a passagem de pedriscos e substrato par o fundo do vaso. O substrato de plantio deve ser rico em conteúdo orgânico e com boa drenagem. Assim, faça um mix com terra vegetal, húmus de minhoca e um pouco de vermiculita.

A melhor forma de conduzir o plantio da manga é através da utilização de mudas enxertadas. Essas mudas, por sua vez, geralmente frutificam dentro de um ano. Assim, após preparar o vaso com o substrato, acomode a muda, preservando o torrão e finalize com a rega.

Manga (reprodução Canva Pro)
Manga (reprodução Canva Pro)

Cuidando da manga

Após o plantio, é essencial garantir uma rotina básica de cuidados com a mangueira, de modo que haja um pleno crescimento da frutífera e uma boa colheita. Logo, até que a planta finque suas raízes ao solo, regue três vezes na semana. Após, faça a rega apenas quando o substrato se encontrar totalmente seco.

Ademais, o vaso da manga deve ser mantido em sol pleno, por algumas horas durante o dia, para que a planta se desenvolva saudavelmente. Para potencializar a frutificação da manga, o site Petz, em 05 de dezembro de 2022, indica a aplicação de NPK 10-10-10 a cada 30 dias, seguindo a orientação do fabricante.

Imagem Petz
Imagem Petz

Poda

Apesar da manga cultivada em solo não precisar de podas, é essencial realizar o processo nas cultivadas em vasos. Para esse processo, o Portal Atualizei indica aparar os ramos uma vez ao ano, sempre após a frutificação da planta, reduzindo cerca de 50% do seu comprimento.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo