Agro

Saiba como plantar pimenta jalapeño em vaso; fique por dentro de tudo referente a esse ingrediente picante

Salvador, 21 de novembro de 2022, por Janaina Brito – Quem no mundo não ama uma refeição com forte picância e sabor, não é mesmo? A pimenta é uma das especiarias mais utilizadas no mundo inteiro. Seja em pratos típicos e regionais ou, até mesmo, para incrementar o sabor de inúmeras refeições no dia a dia. Toda essa popularidade não é à toa. A pimenta jalapeño, aqui no Brasil, é considerada dentre as espécies dessa especiaria, com um grau de ardência.

Existem várias possibilidades de receitas, que vão desde pratos doces e salgados até diversas bebidas excêntricas. Ela teve suas sementes espalhadas pelo mundo por meio das rotas de navegação, sendo atualmente a mais popular da América do Norte. A pimenta jalapeño, além de deliciosa, é bem versátil, podendo ser consumida ainda verde ou madura. E então, ficou interessado? Veja agora mesmo tudo o que você precisa saber para cultivar e ter essa deliciosa especiaria ao seu alcance.

Pimenta-jalapeño (Reprodução: Canva)
Pimenta-jalapeño (Reprodução: Canva)

Benefícios da pimenta jalapeño para a saúde

Assim como os diferentes tipos de espécies de pimentas, a jalapeño é também considerada um alimento termogênico para o nosso corpo. Assim, é a partir dessa característica que ela consegue auxiliar na perda de peso, através da aceleração do metabolismo. Facilitando então, o processo de emagrecimento e dificultando o acúmulo de gordura no corpo.

Outra incrível vantagem da pimenta jalapeño para o nosso organismo, de acordo com uma matéria do UOL, texto por Patricia Beloni, escrito em 24 de junho de 2020, é a liberação de endorfina e outros compostos que ajudam a combater doenças e inflamações. A pimenta é rica em vitaminas como, A, B1, B2, C, K, niacina e flavonoides. Assim, é devido a essas propriedades antioxidantes, analgésicas, antibacterianas e anti-inflamatórias que a pimenta auxilia possíveis inflamações, sintomas de rinite e, ainda, alguns problemas circulatórios.

Ademais, um outro fator muito importante presente nas pimentas, de forma geral, é a sua substância reguladora dos níveis de colesterol, a capsaicina. Prevenindo dessa forma, o colesterol “ruim” (LDL).

Imagem: site UOL
Imagem: site UOL

Como cultivar a pimenta jalapeño?

Agora que você já ficou por dentro de todos os benefícios da pimenta jalapeño, que tal aprender de forma super prática e fácil a como plantar essa deliciosa especiaria. Assim, com a ajuda do site Portal Atualizei você irá desfrutar facilmente de uma iguaria como essa, e ainda sempre ao seu alcance. Vamos, então, conferir?

1. Iniciando o cultivo

Primeiramente, coloque duas ou três sementes em um vaso de tamanho médio e cubra com uma pequena quantidade de terra. Lembre-se de regar com constância. Mantenha-as sempre com solo úmido até a semente germinar.

2. Germinação das sementes

Depois, coloque em um local à meia luz até os primeiros brotos aparecerem. Apenas uma rega regular será necessária durante esse tempo. Quando duas a quatro folhas se formarem, separe e as replante em um vaso maior.

3. Os primeiros brotos

Agora, encontre um local que receba bastante luz solar por ao menos seis horas por dia. Assim, no novo vaso, cave um buraco com duas vezes a sua largura, sendo profundo o suficiente para que a terra esteja no nível das folhas.

Além disso, mantenha sempre a horta sem ervas daninhas, pois elas absorvem a água que as pimentas precisam. Após três semanas com elas em sua horta, adicione um pouco de húmus ou composto de cogumelo para fornecer nutrientes extras.

4. Realizando a colheita

Após um período de três a quatro meses, chegou então a hora de realizar a colheita. As pimentas devem estar com uma aparência verde claro quando estiverem maduras, sendo que esse é o momento em que a pimenta jalapeño está mais picante. Caso você deseje que o sabor e a ardência sejam mais contidos você pode esperar um pouco mais. Dessa forma, elas ficarão pretas e depois vermelhas. As pimentas vermelhas são as melhores para serem secas.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo