Agro

Goiaba em vasos; ficou fácil cultivar a frutífera em casa com esse guia completo

Salvador, em 28 de dezembro de 2022, por Mayara Porto. – Pensando em plantar goiaba em casa? A pisidium guajava, conhecida popularmente por goiaba, é um fruto oriundo da goiabeira, árvore frutífera com origem firmada na América Central e do Sul.

Pertencente à família das mirtáceas, a goiabeira apresenta caule grosso e tortuoso, com folhagens verdes-clara e flores de coloração branca que desabrocham e geram os famosos frutos. Logo, de modo a possuir a frutífera em seu quintal, confira como conduzir o plantio da goiaba em vasos.

Reunimos para você em nosso artigo um guia completo e simplificado de plantio da goiaba em vasos, de modo a obter sucesso na colheita dos seus frutos. Logo, continue a leitura do material e confira tudo sobre o plantio em vasos, os cuidados indispensáveis com a goiabeira e a época ideal para a colheita dos frutos. Veja Abaixo:

Clima

Para que a goiabeira se desenvolva e produza como o esperado, é preciso que o clima do local esteja correspondente. Assim, a temperatura que a frutífera demanda para o crescimento vegetativo e produtivo está entre os 25 e 30 °C, ou seja, uma demanda mais quente. A espécie tropical, portanto, não tolera climas mais frios, não se desenvolvendo em números abaixo dos 12 °C.

Plantar goiaba em vasos

A goiabeira é uma das árvores frutífera que vai bem ao ter seu cultivo concluído em vasos. Assim, o primeiro passo é adquirir um vaso profundo, com pelo menos 30L, para o pleno desenvolvimento do sistema radicular da árvore.

Após, certifique-se que o vaso disponha de furos em sua base e camada drenante, feita com a forragem do fundo a partir de argila expandida. Além disso, acrescente um pedaço de manta bidim que, além de evitar a passagem de pedriscos para os furos, também otimiza o processo de drenagem.

Goiaba (Reprodução Canva Pro)
Goiaba (Reprodução Canva Pro)

 

Um bom substrato para a goiabeira deve ser leve, profundo, com alto poder drenante e rico em conteúdo orgânico. Assim, o Portal Atualizei recomenda um arranjo com duas partes de terra vegetal, uma parte de areia lavada e uma parte de esterco bovino curtido.

Conforme Steve Masley, em contribuição para o site WikiHow, o melhor método para a propagação da espécie é através da utilização de mudas enxertadas. Esse método, no que lhe concerne, proporciona uma árvore mais saudável e produtiva, além de ter um desenvolvimento mais rápido do que através da semeadura. Assim, faça o plantio da muda centralizada ao vaso e finalize cobrindo com o restante do substrato e realizando a regadura.

Imagem: WikiHow
Imagem: WikiHow

Iluminação

Para um crescimento saudável do pé de goiaba, é preciso que a árvore frutífera esteja em contato pleno e direto com o sol. Especificamente, a planta demanda um período entre 6 a 8 horas de exposição direta aos raios solares. Ainda, não tolera ambientes semissombreados, uma vez que também deve-se evitar sombras projetadas por outras possíveis plantas ou estruturas que compõem o ambiente.

Goiabeira (Reprodução Canva Pro)
Goiabeira (Reprodução Canva Pro)

Irrigação e adubação

Ademais, a irrigação deve ser conduzida constantemente, deixando o solo úmido, porém, com muito cuidado para não promover o encharque do solo. Assim, de forma geral, você pode irrigar o pé de goiaba duas ou três vezes na semana nas fases iniciais de crescimento e, à medida que for se desenvolvendo, diminuir a frequência. 

Ademais, a fertilização trimestral também é bem-vinda. Assim, você pode aplicar tanto os fertilizantes químicos quanto os adubos orgânicos, em volta da árvore, evitando o caule. 

Goiaba (Reprodução Canva Pro)
Goiaba (Reprodução Canva Pro)

Colheita da goiaba

A maior dica para quem opta pelo cultivo de frutíferas em casa é a paciência. Portanto, a colheita da goiaba em vasos ocorre após um ano até um ano e meio de idade, especificamente entre o verão e outono, podendo variar conforme as condições de cultivo, sobretudo, climáticas.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo