Adubo

Adubação foliar: saiba para que serve, quando e como aplicar!

Foz do Iguaçu, 07 de janeiro de 2023, por Igor Queiroz – Hortas, plantios e manejo. Nada melhor do que estar atualizado quanto às técnicas mais eficientes para manter saudáveis suas verduras, seus vegetais, seu pomar e seu jardim. Nesse norte, falar sobre a adubação foliar se mostra mais do que necessário.

De fato, dentre as várias formas de nutrir suas plantações – desde uma pequena horta até um grande pomar frutífero – a adubação foliar é uma das mais recomendadas opções. Contudo, saber como e quando aplicar – e melhor, quando não aplicar – essa adubagem, é o passo inicial. Assim sendo, vamos ao que interessa: afinal de contas, o que é o adubo foliar?

O que é a adubação foliar?

Decerto, todos estão acostumados a tratar o solo das formas mais comuns e instintivas: basta colocar os nutrientes ao solo e misturar tudo. As raízes das plantas absorvem o conteúdo nutritivo e, assim, conseguem abastecer seu organismo e se desenvolver de forma adequada.

A adubação foliar, do mesmo modo, serve para nutrir as plantas, fornecendo-lhes todos os nutrientes necessários, conforme recente publicação em um site da equipe Estadão. Até aí, não tem diferença com o método tradicional. Porém, a verdadeira diferença se encontra na forma de aplicação dos fertilizantes: os nutrientes não vão no solo, mas diretamente sobre as folhas das plantas. Isso mesmo, na adubação foliar, o fertilizante é aplicado diretamente sobre as folhas.

Adubação foliar
Adubação foliar

Por que sobre as folhas, qual o benefício?

Em suma, o maior benefício da adubação foliar é sua maior eficiência em relação ao método tradicional. A resposta às necessidades da planta é, de fato, muito mais rápida. Assim, o real benefício é uma maior capacidade de absorção dos nutrientes. Principalmente, vale citar o zinco, o cobre, o boro e o ferro, que são indispensáveis para o desenvolvimento do vegetal.

Ainda, quando comparado ao método tradicional, adubar sobre as folhas pode ser um atrativo econômico e logístico. Ainda, há uma maior versatilidade e facilidade no armazenamento e no estoque dos fertilizantes.

adubação foliar (Reprodução Canva Pro)
adubação foliar (Reprodução Canva Pro)

 

Todavia, os efeitos são mais curtos quando comparados ao método tradicional. Dessa forma, por mais que se façam comparações entre os dois métodos, o mais interessante é utilizá-los em conjunto. Ou seja, um complementando o outro.

Como fazer a adubagem foliar

Esse tipo de adubação é bem específico. Assim sendo, deve ser aplicado – com bicos pulverizadores que você encontra em lojas agro – e em um período bem característico das plantas. Basicamente, as pulverizações são feitas no momento em que a planta não está absorvendo água de forma intensa – ou seja, a planta necessita estar hidratada.

adubação foliar (Reprodução Canva Pro)
adubação foliar (Reprodução Canva Pro)

 

Ainda, deve-se garantir que toda a extensão superior e inferior das folhas sejam alcançadas. Idealmente, a parte da tarde é a mais indicada para o processo. Por fim, assim como a adubação foliar nutre as plantas com os nutrientes necessários, o Portal Atualizei proporcionaliza a mais necessária informação para que você obtenha sucesso nos seus plantios. Aproveite as dicas e mãos à obra!

Avalie este post post

Mostrar mais

Igor Queiroz Franco

Acadêmico de medicina, designer gráfico e redator.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo