Casa

Limpeza da casa: quais produtos não posso misturar em hipótese alguma na hora da faxina

Belo Horizonte, 07 de janeiro de 2023, por Gabriela Scopel –  Ao fazer uma limpeza de casa, sempre pensamos em como potencializar determinados produtos ou, até mesmo, economizar fazendo aquela boa misturinha. Isso não é errado! Na verdade, é uma ótima ideia, mas você precisa saber as contraindicações para não colocar a sua saúde em risco e a de quem está próximo a você, não é mesmo?

Por isso, veja no artigo abaixo o principal produto e suas combinações que, sob hipótese nenhuma, você deve fazer. São dicas simples, mas que podem evitar acidentes na sua casa. Portanto, faça uma limpeza de casa consciente e use somente o que é liberado. Leia mais e entenda tudo sobre.

Quais produtos não podem ser misturados?

Primeiramente, antes de falarmos sobre os produtos que não podem ser misturados na limpeza de casa, vamos explicar um pouco sobre os motivos de se atentar a este fato. Todos os produtos de limpeza – assim como boa parte das coisas que compramos e consumimos – são compostos por composições químicas.

Contudo, nem sempre uma composição se estabelece de forma segura com a outra, podendo criar uma espécie de “terceiro elemento” que seja tóxico e prejudicial. Então, é sempre bom ficar de olho. Confira abaixo os principais produtos misturados que não fazem bem e são perigosos.

Água sanitária e vinagre

A primeira mistura fora de cogitação é a água sanitária e o vinagre. Segundo uma matéria publicada pelo site Globo, em 05 de agosto de 2020, ao fazer isto, você criará vapores tóxicos, porque eles são produzidos quando um produto que é, em sua maioria, uma substância ácida, é misturada à água sanitária. Como consequência, a mistura pode causar uma reação química pode que traz sérias queimaduras, além de irritação e problemas ao sistema respiratório.

Limpeza da casa: quais produtos não posso misturar em hipótese alguma na hora da faxina
Limpeza da casa: quais produtos não posso misturar em hipótese alguma na hora da faxina – Globo

E com álcool em gel, pode?

Se você quiser misturar á água sanitária com álcool em gel, saiba que também não é uma opção. Quando queremos fazer uma combinação de dois produtos químicos, produzimos o chamado clorofórmio e ácido muriático. Desse modo, os compostos criados podem prejudicar nossos pulmões, rins, fígado, olhos e pele. O clorofórmio é uma substância bem tóxica, que pode causar enjoos e alguns outros sintomas. Então, não faça isso também.

Limpeza da casa: quais produtos não posso misturar em hipótese alguma na hora da faxina
Limpeza da casa: quais produtos não posso misturar em hipótese alguma na hora da faxina – Pexels

Água sanitária e outros produtos em geral

Por fim, de modo geral, qualquer outro produto de limpeza, como é o caso do limpa vidros, detergentes e desinfetante,s não devem ser misturados à água sanitária. A reação química destas substâncias provoca a produção de gases tóxicos, causando todas os malefícios acima.

Ou seja, nunca misture água sanitária com nada! Ela, de todos os produtos, é o mais contraindicado para esses casos. Sempre use-a apenas diluindo em água, sem precisar fazer nenhum tipo de misturinha caseira. Cuide do seu bem-estar ao fazer a sua limpeza de casa. Esperamos que as dicas tenham sido úteis, agradecemos a leitura até aqui e te convidamos a acessar o nosso Site Portal Atualizei. Até a próxima!

Avalie este post post

Mostrar mais

Gabriela Scopel

Sou capixaba, mas estou em terras mineiras para cursar letras na UFMG. Amo a escrita e a forma como ela veicula informações que passam barreiras e unem pessoas. Apaixonada por livros, filmes e pela arte da educação, atuo há mais de dois anos nas escritas em sites e blogs. Para sugestões, meu e-mail é: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo